Os pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus, que apresentem sintomas leves ou moderados e que não requerem hospitalização, devem seguir estritamente as recomendações de isolamento domiciliar. Abaixo estão as principais orientações:

Duração e área para isolamento

A duração do isolamento deverá ser de 14 dias, desde o início dos sintomas ou antes, se liberação médica. Para fins de atestado, o CID-10 a ser utilizado é o B34.9. Em caso de paciente com capacidade de autocuidados, evitar o contato direto e ficar a menos de um metro das demais pessoas. Em caso de pacientes dependentes, escolha somente um membro da família para realizar os cuidados. Isso diminui as chances de transmissão do vírus inadvertidamente. O paciente deve ficar em um quarto isolado e bem ventilado. Os demais membros da família não devem entrar no quarto. Preferencialmente, manter um banheiro único para o paciente, com toalhas, escova de dentes, creme dental, pente e demais utensílios de uso exclusivo. Quando necessária a limpeza do banheiro, o ideal é que o próprio paciente a realize, mantendo os utensílios utilizados dentro do banheiro até o final do período de isolamento. Se for indispensável a entrada de outra pessoa para este trabalho, essa deve realizar a limpeza utilizando máscara cirúrgica e luvas. Caso o banheiro seja compartilhado, toalhas, escova de dentes, creme dental, pente e demais utensílios devem ser de uso exclusivo do paciente e guardados no seu quarto. Sempre, logo após o uso pelo paciente, o familiar deve utilizar máscara e luvas cirúrgicas, limpar a pia, balcão, piso e box primeiramente com sabão ou detergente e depois com água sanitária na proporção de uma parte de hipoclorito para 9 partes de água (o que equivale a 0,5% hipoclorito sódico).  

Circulação

Se for necessário o paciente circular pela casa, ele deve utilizar uma máscara cirúrgica, manter no mínimo um metro de distância dos demais e evitar tocar ao máximo em objetos que outros irão tocar. Isso pode ocorrer quando for se deslocar para ir ao banheiro ou para atendimento externo. Caso o paciente toque em superfícies, estas podem ser limpas com água sanitária na proporção de uma parte de hipoclorito para 9 partes de água (o que equivale a 0,5% hipoclorito sódico) ou álcool 70%. Se for necessário entrar no quarto do paciente, o familiar e o paciente devem utilizar uma máscara cirúrgica cobrindo nariz e boca. Se a máscara ficar úmida, deve ser imediatamente trocada. A entrada no quarto deve ocorrer somente para entrega de alimentos, troca de roupa de cama e limpeza do ambiente. Se for necessário tocar no paciente, o familiar e o paciente devem utilizar uma máscara cirúrgica cobrindo nariz e boca e também luvas cirúrgicas descartáveis. Se a máscara ficar úmida, deve ser imediatamente trocada.  

Alimentação e limpeza

A limpeza do quarto do paciente ou das áreas que ele circula deve ser realizada regularmente. Primeiramente utilizar sabão ou detergente e depois água sanitária na proporção de uma parte de hipoclorito para 9 partes de água (o que equivale a 0,5% hipoclorito sódico). Lençóis, toalhas e roupas devem ser recolhidas em uma sacola plástica, lavadas preferencialmente em máquina de lavar com sabão em pó abundante, temperatura, se possível, de 60-90ºC. Evite sacudir a roupa ao colocar na máquina. A sacola deve ser imediatamente descartada e as mãos higienizadas. Muito cuidado para não levar as mãos ao rosto, pois estará sendo manipulado material contaminado. Caso seja realizada lavagem manual (tanque), utilize máscara cirúrgica. Os alimentos do paciente podem ser preparados normalmente e entregues na porta do quarto, mantendo distância de um metro, não tocando em superfícies contaminadas por ele, sem necessidade de utilizar máscara. Os talheres, louças e bandeja utilizados devem ser recolhidos sem necessidade de luvas, mas imediatamente lavados com água e detergente (ou sabão) e guardados à parte, sendo de uso exclusivo do paciente. Muito cuidado para não levar as mãos ao rosto pois estará sendo manipulado material contaminado. Após higienizar os utensílios, higienize suas mãos.  

Orientações específicas

Como retirar a máscara? A máscara deve ser removida tocando somente no nó atrás dela ou pelo elástico (nunca na frente, onde pode estar contaminada), colocada no lixo imediatamente e as mãos higienizadas. Como retirar luvas e máscara? Primeiro retire as luvas puxando-as pelo punho e invertendo-as (não toque na superfície). Coloque-as no lixo imediatamente. A máscara deve ser removida tocando somente no nó atrás dela (nunca na frente, onde pode estar contaminada), colocada no lixo imediatamente e as mãos higienizadas.  

Quais os momentos para realizar higiene das mãos?

Após tocar no paciente; Após retirar luvas de procedimento; Após tocar no ambiente do paciente; Antes e após o preparo de alimentos; Antes das refeições; Após utilizar o banheiro; Sempre que as mãos estiverem sujas.  

Caso algum familiar ou contato próximo evolua com febre ou sintomas respiratórios, o que fazer? A orientação é procurar atendimento médico, já utilizando máscara cirúrgica (preferencialmente) somente se:

For idoso (mais do que 70 anos) ou; Portador de doença crônica ou; Apresentar falta de ar ou; Febre alta persistente ou; Dor ao respirar ou; Piora progressiva do estado geral. *Caso o familiar ou contato apresente sintomas, mas não se enquadre nas condições acima, manter as mesmas medidas de isolamento do paciente.  

Caso você piore dos seus sintomas, o que fazer? A orientação é procurar atendimento médico, já utilizando máscara cirúrgica (preferencialmente), se:

Apresentar falta de ar ou; Febre alta persistente ou; Dor ao respirar ou; Piora progressiva do estado geral.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1