O coração é um órgão vital e geralmente os assuntos relacionados a ele ganham importância e despertam interesse. Mais do que curiosidade, saber diferenciar as disfunções que podem acometer o órgão e como evitá-las pode ser crucial.  O infarto, por exemplo, é a principal causa de morte no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.   O infarto agudo do Miocárdio, acontece pela obstrução de uma artéria coronária, sendo seus principais fatores de risco a presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue, diabete mellitus, hipertensão arterial, histórico familiar e principalmente tabagismo. “Geralmente, o principal sintoma do problema é a dor no peito, em ardência, com irradiação para o braço esquerdo, pescoço. Podendo ser associada a náuseas e transpiração”, explica Carlos Delmar do Amaral Ferreira, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento.  
Muitas vezes pode se difícil de diferenciar o infarto de um episódio de síndrome do pânico, por exemplo. “Por isto, temos protocolos de atendimento, para diferenciar o infarto de outras anormalidades, que podem inclusive, ocasionar risco de vida ao paciente”, ressalta o profissional.
  Além de poder levar à morte, o infarto ainda pode deixar sequelas, como a disfunção ventricular, que se manifesta com insuficiência cardíaca, e até de sintomas de problemas psicológicos. Mas as consequências podem ser minimizadas pela identificação precoce do problema e realização de angioplastia primária ou outras intervenções médicas.   Para evitar essa e outras disfunções, uma vida com hábitos saudáveis é fundamental:  não fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, realização e exercícios físicos regularmente e alimentação balanceada são poderosos aliados da qualidade de vida, além de serem fundamentais para desfechos clínicos positivos quando algum incidente acontece. Além disso, fazer exames de rotina com frequência ajuda a diagnosticar disfunções precocemente, favorecendo o tratamento e a cura de doenças.  
Carlos Delmar do Amaral Ferreira (CRM: 20362), médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/cardiologia-cirurgia-vascular-e-cardiaca/)
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1