O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da doença em mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2016 era de 57.960 novos casos da disfunção no país. Esses números mostram o quanto a prevenção para o controle do câncer de mama deve ser uma prioridade. Mas é preciso estar atento a outros sinais além dos nódulos, já que a identificação precoce interfere nas chances de cura.   Muitas mulheres ignoram certos sintomas por distração ou, muitas vezes, por desconhecimento. “Alterações de cor ou textura da pele da mama ou do mamilo, dores localizadas nas mamas ou axilas, coceira, ardência na região, inversão do mamilo ou retração da pele da mama e secreção nos mamilos são alguns dos sinais que podem aparecer e que não devem ser desconsiderados”, explica Maira Caleffi, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.   Mas estes sintomas não são tão frequentes quanto os nódulos. “Portanto, a mulher ao perceber alguma dessas alterações, e elas persistirem por dias, deve procurar um mastologista”, recomenda a profissional. Além disso, a mamografia de rotina também pode indicar sinais suspeitos mesmo sem o aparecimento de algum sintoma.  
“Alterações de cor ou textura da pele da mama ou do mamilo, dores localizadas nas mamas ou axilas, coceira, ardência na região, inversão do mamilo ou retração da pele da mama e secreção nos mamilos são alguns dos sinais que podem aparecer e que não devem ser desconsiderados”, explica Maira Caleffi, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.
  A médica reforça a importância da mulher conhecer as próprias mamas ao observar-se regularmente para que, se surgirem alterações, elas possam ser rapidamente percebidas. “O autoexame das mamas deve ser feito em algum momento em que a paciente esteja tranquila e à vontade, prestando total atenção em si mesma. Geralmente é indicado que seja feito antes da menstruação, já que neste período as mamas podem estar sob influência de hormônios e, assim, apresentando alterações benignas que podem ser confundidas com sintomas”, esclarece a médica.  
Maira Caleffi (CRM: 11827), chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/mastologia/)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1