Existem diferentes tipos de teste para diagnosticar o novo coronavírus. Alguns podem identificar se a pessoa teve a covid-19 e outros se o pacientes ainda está com o vírus. Para explicar quais são os exames disponíveis e quando cada um deles é recomendado, convidamos o Dr. Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico e Coordenação Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, e membro do Comitê Científico da GINA.

Tipos de exames

Atualmente existem três tipos de diagnósticos e cada um deles apresenta uma característica única. Confira: 

  • Teste Rápido IgG e IgM:

A vantagem do teste IgG e IgM é a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. O exame identifica se a pessoa já entrou em contato e se está com o vírus. É realizado através da coleta de uma gota de sangue (picada na ponta do dedo do paciente) para análise e laudo na hora. 

  • Sorologia:

Verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas, porque a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. A coleta do material para análise consiste em um amostra de sangue do paciente. 

  • RT-PCR:

Este exame constata se o vírus está ativo no organismo. O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. A coleta de material é obtida através da raspagem da nasofaringe.

Orientações para os testes

Os exames estão disponíveis para todos os pacientes que desejam saber se em algum momento foram expostos ao vírus.  “Em relação à precisão dos testes, tanto o teste rápido quanto o RT-PCR são bastante específicos, ou seja, tem probabilidade >95% de infecção se teste positivo. Em relação aos testes negativos, a acurácia varia mais de acordo com o período da doença, sendo que o RT- PCR tem menos falsos negativos na primeira semana de sintomas enquanto que o teste rápido rápido tem cerca de 20% de falsos negativos no período recomendado de coleta do mesmo”, conclui o especialista.

Disponibilidade

O Hospital Moinhos de Vento realiza dois tipos de exames para detectar a Covid-19: o Teste Rápido IgG e IgM e o RT-PCR. 
Os exames são realizados na Sede (Rua Ramiro Barcelos, 910 - Porto Alegre). Informações pelo telefone/whatsapp (51) 3314.3434 ou agendamento online, clicando aqui

 

Fonte: Dr. Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico e Coordenação Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, e membro do Comitê Científico da GINA, e Vanderléia da Rocha Scharb Cereser, Coordenadora das Unidades Externas do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1