Doenças neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVCs), esclerose múltipla e traumatismo craniano ou raquimedular, podem levar à espasticidade, um problema muitas vezes incapacitante, que resulta na restrição de movimentos podendo levar a rigidez de membros como pernas e braços. De acordo com o Dr. Fábio Guarany, coordenador do Centro de Espasticidade, vinculado ao Serviço Médico de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento, é imprescindível um tratamento visando à reabilitação do paciente que sofre com limitações motoras devido a doenças neurológicas. O foco está na melhora da função comprometida, prevenção de deformidades e quadros dolorosos. “Muitas vezes incapacitante, o problema ocorre quando a área afetada do cérebro perde o controle correto de músculos nos braços, mãos, pernas e pés e leva a uma hiperatividade descontrolada. Isso faz com que os músculos se contraiam quando deveriam relaxar e leva a restrição da movimentação”, explica o especialista. A espasticidade quando não tratada, pode dificultar a execução de tarefas da vida diária como alimentação, locomoção e cuidados com a higiene. Além de poder evoluir para contraturas, luxações, dor e deformidades.  
A espasticidade quando não tratada, pode dificultar a execução de tarefas da vida diária como alimentação, locomoção e cuidados com a higiene. Além de poder evoluir para contraturas, luxações, dor e deformidades.
 

O que é a espasticidade?

A espasticidade é uma manifestação decorrente de doenças neurológicas, que afetam principalmente o cérebro, limitando a movimentação. Produz aumento do tônus muscular. Está associada à redução da capacidade funcional, limitação da amplitude do movimento articular, desencadeamento de dor, aumento do gasto energético metabólico e prejuízo nas tarefas diárias, como alimentação, locomoção, transferências (mobilidade) e cuidados de higiene.  

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e o médico gradua o tônus muscular segundo uma escala denominada Ashworth Modificada (EAM). Tão importante quanto o diagnóstico da espasticidade é avaliar o seu impacto na função motora global, na dor, no desenvolvimento de contraturas e deformidades osteomusculares. A partir destas informações, o plano terapêutico é estabelecido.  

Centro de Espasticidade

O Centro de Espasticidade do Serviço Médico de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento segue o Protocolo Clínico e as Diretrizes terapêuticas para o tratamento das espasticidade do Ministério da Saúde visando o uso racional da toxina botulínica. O tratamento da espasticidade está relacionado ao processo de reabilitação do paciente. Por isso, pode ser necessária realização de fisioterapia ou outras terapias para melhora funcional e prevenção de deformidades músculo-esqueléticas. Além disso, pode haver a indicação do uso da toxina botulínica, principalmente, para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico e traumatismo raquimedular em adultos e Paralisia Cerebral em crianças.  

Tóxina Butolínica

O tratamento com toxina botulínica realizado no Centro de Espasticidade tem como base a aplicação da toxina botulínica. A medicação tem como efeito relaxar a musculatura e através disso facilitar o processo de reabilitação do paciente, o posicionamento e os movimentos. A combinação da fisioterapia com o uso da toxina botulínica promove o correto estiramento do músculo e pode prevenir encurtamento permanente. O Efeito da toxina é temporário (dura em média de 3 a 6 meses) e pode ser otimizado a partir de uma combinação de exercícios, fisioterapia e órteses de posicionamento. A duração do tratamento vai depender da evolução do caso e não deve ser aplicada em intervalos menores de três meses. O paciente que sofreu um AVC e teve um dos lados do corpo comprometido, como braço e perna, por exemplo, ao receber a toxina perceberá maior facilidade na movimentação e posicionamento do seguimento afetado. Isso pode ser percebido na realização de atividades cotidianas como uma caminhada. Nos casos de crianças com paralisia cerebral, a musculatura é relaxada e facilitará a realização de movimentos diminuindo o gasto de energia para realizar a tarefa proposta. Saiba mais visitando a página do Centro de Espasticidade
Fonte: Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins – chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1