A falta de controle da pressão pode causar complicações como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (também conhecido como “derrame”), insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Por conta disso a Sociedade Brasileira de Cardiologia explica o que causa a doença e apresenta nove orientações para prevenção.

Causa

A hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. Tem mais risco de desenvolver a doença, as pessoas que têm familiares hipertensos, que não possuem hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12 por 8 é normal. Porém, valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão. Meça a sua pressão e compare com a tabela baseada na Diretriz para a Prevenção, Detecção, Avaliação e Manejo da Hipertensão Arterial em Adultos da American Heart Association (2017):  

9 ações para prevenir e controlar a pressão alta

  1. Medir a pressão pelo menos uma vez por ano
  2. Praticar atividades físicas diariamente
  3. Buscar manter o peso ideal, evite a obesidade
  4. Adotar alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
  5. Reduzir o consumo de álcool
  6. Não fumar
  7. Não parar o tratamento
  8. Seguir as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  9. Evitar o estresse. Procure momentos com a família, os amigos e o lazer.
 
Fonte: Departamento de Hipertensão Arterial da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia Dra. Carisi Anne Polanczyk (CRM 19229), Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento Dr. Miguel Gus (CRM 14573) Médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento Dr. Vitor Magnus Martins (CRM 31928) Médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento
           

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1