A Doença de Crohn gera uma inflamação crônica no trato gastrointestinal, é mais comum na parte final do intestino delgado e no intestino grosso. É uma doença autoimune e de causa ainda desconhecida. Para falar mais sobre esta doença, as formas de diagnóstico e de tratamento convidamos o Dr. Jonathas Stifft, médico gastroenterologista, responsável pelo Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Moinhos de Vento.

Diagnóstico

O paciente pode ter desde sintomas leves como desconforto abdominal crônico e digestão difícil até quadros de diarreia com sangue, emagrecimento e obstrução intestinal. O diagnóstico é feito através da história clínica, exames laboratoriais que sugerem “inflamação no sangue” ou nas fezes; exames de imagem (Tomografia Abdominal ou Ressonância Abdominal) e Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia com Biópsias, comprovando este processo inflamatório crônico. “O diagnóstico precoce diminui as chances do paciente evoluir para um quadro mais grave”, ressalta o especialista.

Tratamento

Após confirmação do diagnóstico da doença, se inicia o processo de compreender a sua extensão, ou seja, qual a severidade da inflamação. “O tratamento é individualizado. Se for um segmento curto do intestino que está inflamado e é leve (superficial), o paciente terá tratamento com medicações com ação mais localizada. Por outro lado, se tivermos uma inflamação acentuada e um comprometimento maior do intestino, é necessário usar remédios que modulam o sistema imunológico. Não necessariamente um paciente que faz uso destes remédios estará imunossuprimido”, explica Stifft.

Doença de Crohn e COVID-19

Até o momento, todas as evidências mostram que os pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (Crohn e Retocolite Ulcerativa) não possuem um risco maior de ter COVID-19. Dessa forma, a recomendação é manter seu tratamento bem como as medidas de distanciamento social, o uso de máscara e evitar aglomerações. “Se tiverem, por ventura, diagnóstico de COVID19, deverão, imediatamente, informar seu médico assistente para discutir a necessidade de suspensão temporária do tratamento medicamentoso. Em hipótese alguma os pacientes podem parar por ‘conta própria’ os seus tratamentos”, alerta Jonathas.

Recomendações

Pacientes que possuem Doença Inflamatória Intestinal precisam ser tratados em centros multidisciplinares, além de fazerem o acompanhamento adequado da doença. A melhora dos sintomas nem sempre reflete a diminuição da inflamação e, por isso, é necessário seguir o tratamento de forma correta e não deixar de fazer os exames. O Serviço de Gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento conta com uma equipe especializada em Doença Inflamatória Intestinal para fazer o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com suspeita de Doença Inflamatória Intestinal (Crohn e Retocolite Ulcerativa). Para agendamento de consultas, entrar em contato pelo telefone: (51) 3314.3434, no ramal 8420.  
Fonte: Dr. Jonathas Stifft, médico gastroenterologista, responsável pelo Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1