Uma gestação saudável envolve diversos cuidados. O acompanhamento médico, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê.
Mas vale ressaltar um outro fator indispensável quando se fala em formação e bem-estar do bebê: o tempo da gestação.
O cálculo das 40 semanas leva em consideração uma estimativa do período necessário para a formação de todos os órgãos e tecidos do feto, bem como o desenvolvimento do organismo a fim de que se assegure sua sobrevivência fora do útero. A cada semana, uma etapa é concluída na sua geração e formação. Quando um bebê nasce antes do tempo estipulado, é possível que seu organismo não esteja 100% maduro. É por esta razão que os hospitais precisam estar preparados com um setor e equipe especializada em receber esses pequenos – a UTI Neonatal (Unidades de Tratamento Intensivo). A menos que haja algum risco médico para a mãe ou o bebê, levar a gravidez até o final (39 a 40 semanas), e aguardar que o trabalho de parto inicie naturalmente, proporciona melhores chances de desenvolvimento, assim como recém-nascidos mais saudáveis. Confira as dicas para você ter um final de gestação tranquilo:

Até 36 semanas

É nesse período que acontece a maior parte do desenvolvimento cerebral do feto. Entre 35 e 39 semanas ele aumenta um terço do seu tamanho. Os pulmões começam a amadurecer para a respiração fora do útero. – Organize a mala que será levada para o hospital, a sua e a do bebê, e não esqueça dos documentos! – Deixe a cadeirinha do carro instalada. – Peça orientação para o seu médico sobre dicas para a redução de dor.

Da 37ª a 38ª semana

É um momento crítico onde os órgãos vitais estão finalizando seu desenvolvimento. Seu nenê está crescendo, começa a aprender a sugar e engolir, e seus olhos e ouvidos estão completando seu desenvolvimento para enxergar e escutar fora do útero. – Preste atenção ao início dos sinais de trabalho de parto. – Esteja pronta, revise as técnicas de respiração e de alívio da dor, e os procedimentos de parto.

Da 39ª a 40ª semana

É o período provável de nascimento. Ele irá começar a se mover, descendo e se encaixando na cavidade pélvica. Entretanto, alguns bebês esperam a 41ª semana para chegar. Nessa última semana o bebê ganha um pouco mais de peso que será importante para mantê-lo aquecido quando estiver fora do útero. Ao aguardar esse tempo, ele estará com todos os órgãos e funções fisiológicas prontas. – Aproveite esse período para ler sobre dicas de amamentação, higienização e cuidados com o bebê.

Momento de troca de informação

Independente do período da gestação, a equipe de Enfermagem do Centro Obstétrico e Maternidade do Hospital Moinhos de Vento organiza o Papo com a Gestante e o Cursos de Gestantes que tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de conversa e esclarecimento de dúvidas sobre partos, puerpério e amamentação.
Validação: Dr. Marcos Wengrover Rosa (CRM 12346), chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento. Andreia Amorim, coordenadora Assistencial da área Materno-infantil do Hospital Moinhos de Vento.
Confira aqui outros conteúdos relacionados Bebê a caminho! Mulher: você em primeiro lugar
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1