O que é a Artrite Rematoide?

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas juntas como joelhos e pulsos, provocando dor, inchaço e limitação de movimentos. A designação autoimune acontece quando o sistema de defesa do corpo “estranha” o próprio corpo e começa a atacá-lo como se alguma parte dele fosse um invasor, provocando inflamações.

Epidemiologia

A Artrite Reumatoide acomete 1% da população. Esta doença pode ocorrer em qualquer idade, mas tem maior incidência entre os 30 e 50 anos, sendo até três vezes mais frequente em mulheres.

Sinais e Sintomas

A manifestação clinica principal da Artrite Reumatoide é uma artrite, uma inflamação da articulação. Com isso, o paciente sente dor, tem inchaço e alterações de mobilidade em várias articulações do corpo, geralmente de maneira simétrica. A artrite é acompanhada de outros sintomas como fadiga, rigidez matinal, febre e perda de peso, entre outros.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença baseia-se na história clínica e no exame físico do paciente feito pelo médico. Exames complementares, de sangue ou de imagem, ajudam a confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade e extensão da doença. Estes incluem, mas não se limitam à: provas que medem a atividade inflamatória, anticorpos (como fator reumatoide, e anti-CCP), radiografias das articulações acometidas. A ultrassonografia ou a ressonância nuclear magnética podem ser solicitadas para avaliar o grau de atividade inflamatória.

Tratamento

Os reumatologistas seguem protocolos validados, nacionais e internacionais para o tratamento da Artrite Rematoide. Assim, uma vez diagnosticada a doença, deve-se fazer o acompanhamento continuado com o reumatologista. Mesmo não havendo cura, com o tratamento é possível ter uma vida de qualidade e livre de sintomas. O tratamento visa tanto o controle dos sintomas como evita complicações futuras, incluindo deformidades articulares. Quanto antes iniciado o uso de medicamentos específicos, maior e melhor é a resposta. Embora o tratamento precoce seja mais eficaz em controlar e prevenir as sequelas da doença, tratando em qualquer momento consegue-se melhorar significativamente a inflamação e, portanto, a qualidade de vida dos pacientes. A terapia ideal varia conforme as características individuais dos pacientes e a resposta a eventuais tratamentos anteriores. O tratamento é personalizado de acordo com fatores como: atividade da doença, tipos de articulações envolvidas, saúde geral, idade e ocupação do paciente. Envolve uma combinação de medicamentos, repouso em períodos de crise, exercícios de fortalecimento, proteção articular e educação do paciente e de sua família. O tratamento é mais bem-sucedido quando há uma estreita cooperação entre o médico, o paciente e os familiares.

Consultas

Durante as consultas regulares, o reumatologista irá controlar a atividade da Artrite Reumatoide para prevenir o acometimento de outros órgãos – caso isso aconteça ele estabelecerá o tratamento mais indicado. Os medicamentos indicados para esta doença são seguros para uso a longo prazo e os possíveis efeitos colaterais são controláveis e passíveis de prevenção. As drogas modificadoras do curso da doença (DMCD) são a base do tratamento e devem ser mantidas indefinidamente. Já os anti-inflamatórios esteroides (corticosteroides) e não esteroides têm um papel sintomático e são utilizados em determinados momentos. Dentre os DMCD, destacam-se os agentes imunobiológicos que atuam nas proteínas envolvidas no processo inflamatório ou nas células do sistema imunológico. O surgimento deste mais recente arsenal terapêutico trouxe um grande avanço no tratamento da doença.
Desde setembro de 2015, a Unidade Iguatemi do Hospital Moinhos de Vento tem um Centro de Artrite Reumatoide

Centro de Artrite Rematoide

Desde setembro de 2015, a Unidade Iguatemi do Hospital Moinhos de Vento tem um Centro de Artrite Reumatoide, no qual os pacientes portadores da doença são avaliados e acompanhados por um reumatologista, em conformidade com os mais modernos protocolos de tratamento. A Unidade Iguatemi também conta com um Centro de Infusões, no qual os pacientes podem receber medicamentos Imunobiológicos disponíveis para tratamento da doença.
Dra. Tamara Mucenic  (CREMERS 23803) Coordenadora do Centro de Artrite Reumatóide – Unidade Iguatemi

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1