Moinhos de Vento

Quem Somos

Inicio / Quem Somos

Destaques Instituto Moinhos Social





Instituto Moinhos Social  é uma iniciativa que consolida as ações sociais do Hospital Moinhos de Vento em áreas relevantes para o desenvolvimento da sociedade, em especial às pessoas mais vulneráveis. 


Conectamos pessoas para gerar transformações positivas na sociedade. Laços fortes de solidariedade entre voluntários, organizações e colaboradores servem como agentes de mobilização, beneficiando milhares de pessoas

Conheça nossos projetos.
Nosso Manifesto

Está na gente a força capaz de mudar realidades.

A vontade de fazer mais pelas pessoas.
 
De contribuir para um mundo mais justo e acolhedor.
 
É isso que nos motiva a seguir em frente e buscar novas conexões.
 
Conexões entre quem precisa e quem pode doar,
 
entre sonhos e oportunidades,
 
entre atitudes e o nosso propósito de cuidar.
 
A união de forças está no nosso DNA e percorre toda a nossa história.
 
Juntos, aprendemos que fazer o bem move o presente e o amanhã.
 
Move a sociedade e cada um de nós.
 
Move tudo o que temos de melhor.
 
E agora juntamos todas essas forças no nosso próprio Instituto.

Instituto Moinhos Social.

Fazer o Bem #MoveMoinhos.


 


Destaques Proadi-SUS




Destaques Linha do tempo



1824
A chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul marcou o início de uma união como forma de adaptação ao novo continente. Traziam consigo o espírito do associativismo, presente até hoje em nossa Instituição.
1912
Em 19 de setembro, a assembleia Verband, composta por comunidades de imigrantes alemães, aprova por unanimidade o ínicio da arrecadação de fundos para a construção de um hospital que atendesse a comunidade.
1914
A primeira semente da Responsabilidade Social é plantada com o lançamento da pedra fundamental, cuja inscrição "Aqui todos serão acolhidos, independente de sua cor, raça ou religião", afirmava os valores que deram base ao futuro Hospital.
1918
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, as obras para o novo Hospital tiveram de ser paralisadas até 1918. Durante esse período foram plantadas as primeiras árvores do nosso Bosque, preservado até hoje como um grande patrimônio ambiental, com quase 900 árvores de diferentes espécies, muitas delas centenárias.
1927
Em 2 de outubro de 1927 é inaugurado o Hospital Alemão. A construção e preparação contou com apoio de doações, vindas desde comerciantes até os mais simples moradores da região, que ajudavam servindo quitutes para os trabalhadores das obras. A presença das religiosas alemãs foi de suma importância. O primeiro enxoval da Instituição foi confeccionado por uma força tarefa das Schwesterns.
1984
Em 1984, o Hospital Moinhos de Vento inaugurou a Creche Werner Schwuchow, para atender a comunidade interna. O projeto deu início ao movimento de atenção e assistência à comunidade.
1991
O Hospital lança o Programa Assistencial que, na época, oferecia apoio para pacientes que não possuíam recursos para a realização de procedimentos. Outra iniciativa foi o Programa Comunidade, com projetos de cunho educativo e preventivo na área da saúde. Também fizeram parte dessa iniciativa o Programa Samaritano, que oferecia apoio espiritual ao paciente e familiares e o Programa de Apoio a Instituições, ajudando instituições hospitalares e de educação.
1997
Nesse ano o Hospital Moinhos de Vento reafirmou seu compromisso com a comunidade e o cuidado com o meio ambiente adotando a Praça Júlio de Castilhos. A revitalização incluiu projeto paisagístico, renovação da infraestrutura elétrica e hidráulica, do espelho d’água, do calçamento, dos bancos, das lixeiras e dos sanitários públicos.
1998
Implementada a Unidade Básica de Saúde do Hospital Moinhos de Vento no Morro da Cruz, com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade para uma região de vulnerabilidade social. A unidade realizava procedimentos de enfermagem, atendimentos nutricional, odontológico, visitas domiciliares, vacinação e programas voltados à saúde da mulher.
1998
Ainda no ano de 1998, o Hospital mantinha parceria com creches comunitárias nas cidades de Alvorada, Viamão e no bairro Sarandi em Porto Alegre. Os locais ofereciam atendimento médico, educação para saúde e alimentação.
2003
Em novembro, o Hospital inaugura o Núcleo Mama Porto Alegre. Uma unidade assistencial, oferecida gratuitamente ao gestor local de saúde de Porto Alegre, altamente especializada, com equipe multidisciplinar e com atuação em tratamento, procedimentos de reabilitação e reinserção social para portadores de patologias mamárias.
2004
Três acontecimentos marcaram a história da Responsabilidade Social neste ano: o Hospital assumiu o Pronto Atendimento da Restinga e implementou equipes vinculadas ao Programa de Saúde da Família (PSF), nas Ilhas Grande dos Marinheiros, Pavão, Flores e Pintada. Neste mesmo ano o Hospital Moinhos adotou o parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão.
2004
Inaugurado dezembro, o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP), surge como um marco Institucional para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas e da educação na área da saúde. Entre suas intenções estratégicas estão a participação no aperfeiçoamento contínuo da qualidade assistencial no Hospital, a promoção da qualidade de vida e saúde da comunidade e a inserção da Instituição no meio científico e educacional.
2005
Com a intenção de atingir mais de 200 famílias por meio de um projeto de qualificação de domicílios, nasceu o Projeto Habitat, na Ilha Grande dos Marinheiros. A ação foi baseada na missão da instituição de promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
2010
Em junho foi inaugurada a Unidade de Saúde da Família Paulo Viaro, atendendo os 5,8 mil moradores do bairro Belém Novo, que passaram a ter acesso ao atendimento integral nos moldes da Estratégia de Saúde da Família.
2011
Inaugurada a Unidade de Saúde da Família Chapéu do Sol, voltada a cerca de seis mil moradores do Loteamento Chapéu do Sol.
2014
Em julho, o município de Porto Alegre, em especial as comunidades dos bairros Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol, celebraram a inauguração do Hospital Restinga Extrema-Sul.
2018
A Unidade do Projeto Pescar no Loteamento Santa Teresinha, na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, passou a contar com a parceria do Hospital Moinhos de Vento. O espaço oferta cursos de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos para jovens em situação de vulnerabilidade social.
2020
Em setembro, é oficialmente instituído o Instituto Moinhos de Responsabilidade Social, consolidando e reunindo todas as ações da área.