
Notícias
Hospital Moinhos de Vento faz doação emergencial de mobiliário para o Hospital Restinga e Extremo-Sul
Mais de 300 itens foram doados para acomodar a demanda crescente de pacientes do Sistema Único de Saúde que buscam atendimento da instituição
Diante do desafio de acomodar e manejar adequadamente a demanda crescente de pacientes em atendimento devido ao agravamento da pandemia de COVID-19, o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) recorreu ao Hospital Moinhos de Vento. A instituição solicitou, em caráter emergencial, a doação de mobiliário. O pedido foi avaliado pela superintendência de Responsabilidade Social do Moinhos, que autorizou a doação de 335 itens entre móveis hospitalares e equipamentos de apoio.
O superintendente Executivo, Mohamed Parrini, destaca que a decisão resulta em benefício de alto impacto para o atendimento à população que mais precisa. “Cuidar de vidas está no DNA do Hospital Moinhos de Vento. Num momento de extrema necessidade como o que estamos vivendo, nosso compromisso é cuidar dos nossos pacientes, mas cada vez mais exercer a solidariedade, apoiando a comunidade como um todo”, afirma. Ele lembra que, em 2020, foram doadas 62 camas hospitalares, além de outros itens. Dez delas permitiram a implantação da UTI COVID do Hospital de Caridade de Canguçu. Os hospitais Centenário, de São Leopoldo, e Porto Alegre, da Capital, também foram beneficiados, em uma seleção feita a partir de editais.
Devido ao déficit de acomodações na Emergência do HRES, sala de medicação e áreas de apoio, o pedido foi analisado em caráter de urgência e feita a doação imediata de poltronas, macas hospitalares, mesas, cadeiras e longarinas, que já estão em uso. “Nossa relação com o HRES é muito próxima, tendo em vista que foi construído pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio de projeto do PROADI-SUS. A instituição é hoje uma referência em atendimento para a região Sul da cidade. Esse apoio é fundamental e nos permite reforçar nosso papel social para além da medicina”, observa o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath.
Com a política de renovar frequentemente materiais e equipamentos, foi possível doar itens de mobiliário que foram colocados em uso imediato. De acordo com a diretora assistencial do Hospital Restinga e Extremo-Sul, Andréa Volkmer, a instituição atende exclusivamente pelo SUS e tem mantido as portas da emergência abertas, com 300% de ocupação. “Nosso hospital é bem equipado, mas com a demanda de pacientes com COVID-19, a estrutura se tornou insuficiente”, explica Andréa, destacando que com as doações foi possível acomodar melhor os pacientes que aguardam atendimento.

Outras notícias

Hospital Moinhos de Vento oferece curso gratuito sobre tuberculose
08.OUTUBRO.2024
Continuar Lendo +
Relatório de Prestação de Contas Parcial - Enchentes no Rio Grande do Sul
25.SETEMBRO.2024
Continuar Lendo +