O Hospital Moinhos de Vento está trabalhando ativamente com os componentes do Modelo Magnet, uma importante jornada rumo à maior certificação internacional de enfermagem, que desempenha um papel importante na promoção da excelência e qualidade nos cuidados de saúde. No dia 13 de novembro, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, ocorreu um encontro de fortalecimento com o propósito da jornada.
“Na era pós-pandêmica, a reconexão com essa jornada é percebida pela enfermagem como uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a excelência e de avançar nossas práticas a um contexto de saúde em constante evolução”, relata Sidiclei Machado Carvalho. “Esperamos ver dedicação à excelência, comprometimento com altos padrões profissionais, e uma paixão renovada pelo desenvolvimento contínuo”, complementa o Gerente da Enfermagem do Moinhos.
O Programa de Reconhecimento Magnet é coordenado pela American Nurses Credentialing Center (ANCC). A missão do programa é elevar continuamente o cuidado com o paciente ao redor do mundo, em um ambiente em que enfermeiros e demais profissionais assistenciais possam estabelecer práticas de excelência através de lideranças que transformam, descobertas científicas, disseminação e implementação de conhecimentos inovadores. Conheça os quatro pilares Magnet que vão ser reforçados nos próximos anos.
A fala inicial foi da Superintendente Assistencial e de Educação, Vania Rohsig, que frisou a importância do comprometimento com o propósito do Hospital Moinhos de Vento para a reconexão com a Jornada Magnet. Além disso, Vania também participa ativamente da construção estratégica de um dos pilares Magnet, a liderança transformadora.
Um bom hospital, segundo a Superintendente, precisa ter seu propósito claro e governança comprometida, no qual a experiência do paciente é compatível com o posicionamento institucional.
“A gente precisa, como enfermagem, estar na ponta do conhecimento [...] Estarmos juntos nessa Jornada já é uma grande conquista, e trilhar esse caminho vai nos diferenciar para entregar o melhor cuidado aos nossos pacientes”, disse a Superintendente Vania Rohsig.
As representantes da liderança transformadora são Renata Silva, Coordenadora de Enfermagem da Área Cirúrgica, e Daniela Oliveira, Coordenadora de Enfermagem da Unidade Internação Adulto. Pensando no propósito de redefinir a saúde no Brasil, e para garantir a qualidade do cuidado, é importante desenvolver lideranças de influência positiva, promovendo a diversidade étnica, etária, experiencial e cognitiva em todos os níveis. Durante a palestra, as duas ressaltaram que liderança não é um cargo, mas sim, pessoas guias dentro dos setores. Uma liderança transformadora deve estar alinhada à Instituição e conhecer os desafios, além de unir influência, experiência, conhecimento e visão global.
O pilar de fortalecimento é “o ponto de partida para uma enfermagem empoderada, equipada pelo desenvolvimento e qualificação profissional”, assim iniciou a fala de Belisa Marin Alves, Coordenadora de Enfermagem da Endoscopia, Cardiologia e Diálise. A apresentação foi em conjunto com as colegas Taiana Kessler, Coordenadora de Enfermagem da Oncologia e Hematologia, e Jeniffer Lorenzi, Coordenadora da Pediatria. Juntas, salientaram o compromisso do Hospital Moinhos de Vento com o desenvolvimento estrutural dos profissionais da enfermagem.
Além de desenvolver as pessoas que já trabalham no Hospital, captar novos talentos e treiná-los de forma efetiva são alguns dos objetivos deste pilar. Isso é possível através de programas como Passos Firmes, já implementado na Instituição. O enfermeiro é um profissional central na tomada de decisões rápidas, e precisa estar capacitado e integrado nas Práticas Baseadas em Evidências (PBE).
Assim, continuarão sendo fomentadas ações de incentivo à educação e reconhecimento da enfermagem, como os programas Projeto Ativar, Práticas que Transformam e Prêmio Dânia.
O terceiro princípio abordado no evento de lançamento foi a prática profissional exemplar. O responsável por esse pilar Magnet é Tiago Maurer, Coordenador de Enfermagem das Emergências do Hospital. Ele discorreu sobre a importância de definir modelos de prática profissional exemplar e garantir a satisfação do enfermeiro em todo o processo. É isso o que vai nortear toda a mudança posterior e construir a história da enfermagem do Moinhos.
“Entender se o enfermeiro está à frente dessa história, se a mudança da prática veio do enfermeiro, ou do técnico de enfermagem, é isso o que o Magnet quer”, apontou Tiago durante sua apresentação.
O Moinhos já protagonizou muitas histórias Magnet ao longo dos anos e mudou os panoramas da saúde nacional, mas queremos ir além e apresentar excelência em tudo o que fazemos através da prática exemplar.
A última apresentação foi o pilar da pesquisa e inovação. As representantes deste importante tema foram as Coordenadoras de Enfermagem Anielle Ferrazza (CTI Adulto), Carla Kramer Zanardi (Radiologia), Andreia Amorim (Maternidade e UTI Neonatal) e as professoras Louisiana Meireles e Rosália Borges, docentes da Faculdade Moinhos de Vento.
Neste momento final, a equipe ressaltou a importância da unificação dos conhecimentos das áreas assistenciais, pesquisa e da Faculdade. Através dessas três frentes, será possível gerar novos conhecimentos e trazer mais inovação ao cuidado com o paciente dentro do Hospital.
No material de divulgação do pilar, os personagens Pink e Cérebro discutem a respeito de um grande aliado para o avanço da pesquisa: o ProPEnf, o Programa de Pesquisa em Enfermagem. Embasado pela pesquisa, inovação e práticas baseadas em evidências, o objetivo é o aprofundamento dos conhecimentos da área para melhorar a experiência do paciente.
Os resultados precisam ser categorizados em termos de resultados clínicos relacionados à enfermagem, resultados da força de trabalho, resultados para pacientes e resultados organizacionais, reforça a Gerente de Risco e Qualidade, Aline Brenner. Este componente Magnet concentra os desfechos que com eles podemos nos comparar aos melhores benchmarks internacionais, ressalta a Gerente.
Por fim, para Sidiclei Carvalho, “este reconhecimento não apenas valida o comprometimento da instituição com a excelência no cuidado, mas também destaca a criação de um ambiente de trabalho positivo para as equipes de enfermagem”.
A Jornada Magnet do Hospital Moinhos de Vento, está sendo construída a muitas mãos e com o apoio da alta direção. Contamos com todos vocês para cumprir essa missão e chegar ao reconhecimento máximo da enfermagem mundial.
© 2025 - Hospital Moinhos de Vento - Registro Empresa (CRM-RS): 425
Responsável Técnico: Dr. Luiz Antonio Nasi - CREMERS 11217