As reações alérgicas são respostas excessivas do sistema imunológico contra certas substâncias que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, via cutânea ou por ingestão. 

Os alérgenos 

Estas substâncias causadoras das reações alérgicas, chamadas alérgenos, estão presentes no ambiente, alimentos ou fármacos, e causam uma reação adversa das diversas células do sistema imunológico. Dependendo do tipo de reação, podem estimular anticorpos, leucócitos, mastócitos, proteínas do complemento.

Alguns alérgenos comuns são os ácaros, fungos, alguns medicamentos, pelos de animais domésticos, nozes, veneno de insetos, frutos do mar e pólen das flores. Os metais também são frequentes causando reações alérgicas tardias como a dermatite de contato. 

Como funciona a reação alérgica imediata?

Quando o corpo é exposto pela primeira vez a um alérgeno, ele produz um tipo de anticorpo denominado imunoglobulina E (IgE). A presença desse anticorpo determina sensibilização, quer dizer que a pessoa entrou em contato com o alérgeno, mas para ser alergia verdadeira ela precisa causar sintomas de alergia Quando o paciente é alérgico e entra em contato de novo com o alérgeno, os basófilos e mastócitos com IgE na sua superfície liberam substâncias que produzem edema ou inflamação nos tecidos circundantes. Essas substâncias, que podem ser a histamina, prostaglandinas e leucotrienos, dentre outras, iniciam diversas reações que são responsáveis pelos sintomas que conhecemos como alergia: placas vermelhas na pele, edema (inchaço), coceira e nos casos graves anafilaxia (fechamento da glote, hipotensão entre outros sintomas). Os alérgenos respiratórios como os ácaros costumam causar sintomas de rinoconjuntivite (coceira ocular e nasal, espirros, coriza, obstrução nasal e lacrimejamento)

Como detectar as alergias?

As reações alérgicas podem causar sintomas leves a graves, podendo ocasionar até mesmo o óbito caso não haja socorro médico a tempo. Por isso, é importante que o paciente consulte um alergista para conhecer seu tipo de alergia e o alérgeno que a causa, pois o principal tratamento das doenças alérgicas é evitar o contato com os alérgenos. 

Em nosso Hospital, o núcleo de alergia e imunologia conta com profissionais capacitados para investigar a causa das alergias, usando o conhecimento médico associado a testes de investigação. Esses testes podem ser realizados através de exames de sangue, testes de puntura e contato (com avaliação da pele após exposição ao alérgeno) e testes de provocação (em que o alérgeno é ofertado para o paciente e a reação é observada e acompanhada). Todos esses testes são realizados com acompanhamento médico e em ambiente hospitalar resultando num padrão alto de segurança para os pacientes. 

A identificação dos alérgenos é de extrema importância para manutenção da qualidade de vida do paciente e para a prevenção de reações alérgicas graves. 

Se você já teve alguma reação alérgica e tem dúvidas sobre o que causou ou seu tratamento, entre em contato e realize o seu agendamento. 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1