Quem nunca sentiu uma sensação estranha ou um medo inexplicável frente a alguma situação? O medo ou a fobia podem ser atribuídos a causas diversas, mas possuem diferenças entre si. O medo é uma emoção natural e instintiva do ser humano que atua como proteção e age como um sinalizador contra perigos reais. A fobia por sua vez é um medo acentuado e persistente, excessivo e desmedido que se manifesta frente a um objeto ou situação e que acarreta em um elevado grau de ansiedade. As fobias específicas estão subdivididas em Tipos – Animal, Ambiente Natural (p. ex. altura, tempestades), Sangue-Injeção-Ferimentos, Situacional (p. ex. locais fechados, elevadores, aviões) e Outros (p. ex. pessoas vestidas com fantasias) e suas causas são bastante variadas, envolvendo fatores biológicos e genéticos por um lado e acontecimentos ambientais por outro.
Embora as fobias sejam comuns, muitas pessoas não procuram auxílio para superá-las
Tanto a presença como a antecipação da situação fóbica (p. ex. pensar que vai ter que subir de elevador) desencadeiam ansiedade intensa, podendo chegar a uma crise de pânico. Geralmente (exceto em crianças) o medo é percebido como irracional, embora esse reconhecimento não gere alívio dos sintomas. Embora as fobias sejam comuns, muitas pessoas não procuram auxílio para superá-las, evitando as situações ou objetos fóbicos ou convivendo com grande sofrimento. É mais comum entre as mulheres, cerca de duas vezes mais comum do que em homens. O principal tratamento é a terapia comportamental, em especial uma técnica chamada Dessensibilização Sistemática (DS). Também podem ser utilizados psicofármacos, em especial os antidepressivos.  

Fobias mais comuns

Acrofobia: altura. Agorafobia: estar em locais abertos ou na multidão. Claustrofobia: lugares fechados do qual não pode sair facilmente. Eritrofobia: sangue. Escotofobia: escuro. Hidrofobia: água ou de líquidos. Motefobia: borboletas ou mariposas. Zoofobia: animais, insetos.  

Fobias menos comuns

Ablutofobia: tomar banho. Caetofobia: pelos – incluindo cabelos longos e volumosos. Coulrofobia: palhaços. Filemafobia: beijar. Fonofobia: dos próprios sons, de falar em voz alta. Geliofobia: rir. Hexacosioihexecontahexafobia: número 666. Hipnofobia: dormir. Onfalofobia: umbigos. Psicofobia: pessoas com transtornos e deficiências mentais. Tripofobia: formas geométricas em conjunto.
Fonte: conteúdo elabora com base em matéria do Jornal de Santa Catarina Validação: Dr. Jorge Grossman Zaduchliver (CRM 17737), chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1