Sair da rotina, passear, dormir e ter um tempo livre para brincar, ler ou conversar com os amigos. Tudo isso pode contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, segundo um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP). 

 

Mas como se preparar para as férias, da melhor forma possível? Que “kit” de remédios é necessário levar em viagem? Quais são as principais recomendações quanto à alimentação e hidratação dos pequenos? E quais são as dicas para quem não vai viajar neste verão? Para responder a estas e a outras perguntas, conversamos com o Dr. João Ronaldo Krauzer, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento. Acompanhe, abaixo, a entrevista na íntegra e aproveite muito as férias!

 

O que fazer antes de viajar?

Dr. João Ronaldo Krauzer - Antes de pensarmos em viajar, precisamos saber como está a saúde da criança. Então, se estiver na época da revisão com o pediatra, é bom marcar uma consulta, fazer a revisão e ver se está tudo bem. Se a criança estiver com algum problema, já podem buscar uma solução. Além disso, dá para verificar, também, se a carteira de vacinação está atualizada.

 

          Existe algum “kit” indispensável que pais ou responsáveis devem levar na bagagem?

Dr. João Ronaldo Krauzer - Bem, independente do menor ter ou não problemas de saúde, existem algumas medicações que são importantes de serem levadas, como: 

  • um antitérmico;
  • remédio para náuseas e vômitos;
  • um antialérgico, pois ninguém vai estar livre de uma picada de inseto ou uma crise de tosse, que pode até ser reatogênica, pela troca de ambiente;
  • se a viagem for para o exterior, é relevante acrescentar ao kit um antibiótico (que deve ser levado junto com a prescrição ou receita médica).

 

Por que é preciso ficar de olho nos pequenos?

Dr. João Ronaldo Krauzer - A vigilância da criança é importante, especialmente, porque ela sai do seu habitat normal. Logo, fica mais propensa a acidentes, que vão desde quedas de altura, queimaduras e choques elétricos. Em geral, lugares alugados não têm rede de proteção nas janelas e escadas. Então, é importante que essa criança seja muito bem vigiada. 

 

Quais são as recomendações em relação à alimentação nas férias?

Dr. João Ronaldo Krauzer - Dentro do possível, apesar de algumas escapadas que acontecem no período de férias, o ideal é manter uma boa alimentação, rica em todos os grupos de alimentos, como carboidratos, proteínas e vegetais.

 

E quais são as dicas sobre a hidratação neste período de calor?

Dr. João Ronaldo Krauzer - Em crianças que já estão com uma alimentação variada é importante que tomem água para evitar o risco de desidratação. Neste período de verão, isso também é necessário porque é um período onde a perda de líquido acontece mais pela pele. Então, há uma sudorese aumentada e a tendência de redução da diurese, ou seja, a pessoa urina menos. 

 

Como evitar contaminações comuns no verão?

Dr. João Ronaldo Krauzer - É importante manter alguns cuidados básicos, como a higiene das mãos para evitar a contaminação. Sempre que possível, também é bom revisar os alimentos que estão sendo consumidos para diminuir o mesmo risco de contaminação, que pode provocar um quadro de gastroenterite, por exemplo. Como é uma época em que as crianças brincam muito juntas, se tiver alguém doente, é bom evitar o contato, para não acabar estragando as férias de toda a família, pois o ideal é se divertir junto e não enfrentar problemas neste período.

 

E quais são as orientações para quem não vai viajar nesta época?

Dr. João Ronaldo Krauzer - Férias nem sempre são sinônimo de viagem. O indivíduo pode tirar férias e ficar em casa. Neste caso, os pais vão ter que ser mais criativos e ágeis. Mas se morarem em Porto Alegre, por exemplo, vão encontrar muita atividade para que as crianças possam fazer. E certamente nas cidades em que moram, no interior, também vão encontrar. 

 

Mas é interessante proporcionar sempre atividades ao ar livre e evitar ambientes mais fechados, aglomerados, o que diminui o risco de propagação de doenças e de contaminações. E, quando estiver ao ar livre, tomar aquele cuidado de hidratar a criança, usar o protetor solar e um chapeuzinho, para evitar queimaduras.

 

 

Fonte:  Dr. João Ronaldo Krauzer (CRM 17262) é chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1