Segundo a Sociedade Mundial do Sono (WSS), dormir bem é essencial para a manutenção da saúde física, mental e para o convívio social das pessoas. Inclusive, se não for agradável, o sono pode diminuir o tempo de vida do indivíduo. Ou seja, noites ruins podem causar doenças graves, como a diabete mellitus tipo 2, a obesidade e até o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pensando nesta realidade, foi criado o Laboratório do Sono, do Moinhos de Vento. Para esclarecer sobre os serviços, o Blog Saúde e Você conversou com a Dra. Simone Chaves Fagondes, médica do Sono do Hospital.

 

Como funciona o Laboratório do Sono?

Dra. Simone Chaves Fagondes - O Laboratório do Sono pertence ao Núcleo de Neurofisiologia do Hospital Moinhos de Vento, onde atuo. O espaço conta com estrutura física, equipamentos e uma equipe altamente qualificada de especialistas em Medicina do Sono, para a realização do diagnóstico de diversos distúrbios relacionados à área.

 

A que faixa etária se destina o Laboratório do Sono?

Dra. Simone Chaves Fagondes – O Laboratório do Sono está capacitado a atender todas as faixas etárias, com as suas características e necessidades específicas. Desde recém-nascidos a pessoas que demandam diagnósticos mais complexos.

Além dos exames voltados ao diagnóstico, realizamos estudos destinados à definição de parâmetros, adaptação e reavaliação da adequação de equipamentos que fazem o suporte ventilatório. Esse tipo de exame é destinado aos pacientes que têm alguma condição clínica que compromete a qualidade e a eficiência da respiração, desde apneia obstrutiva do sono (DPOC) até pacientes com doenças neuromusculares, tais como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), entre outras.  Dentro dessa categoria de exames, temos a titulação dos dispositivos de pressão positiva (CPAP, Binível), ajustes de equipamento de alto fluxo (CNAF), além de ventiladores mecânicos para uso domiciliar.

 

Os exames relacionados ao sono só podem ser feitos no Laboratório?

Dra. Simone Chaves Fagondes – Dependendo do motivo e do tipo de exame solicitado, eles podem ser realizados no laboratório do sono ou no próprio domicílio.

 

Quais são as outras áreas da Medicina do Sono?

Dra. Simone Chaves Fagondes – Além do Laboratório, contamos com um espaço para atendimentos ambulatoriais, abrangendo as principais áreas da Medicina do Sono, que são a neurologia; a pneumologia (que engloba suportes ventilatórios em pacientes pediátricos e adultos) e a psiquiatria.

 

Quais são as próximas novidades do Laboratório do Sono?

Dra. Simone Chaves Fagondes – Em breve, iniciaremos a Clínica do CPAP (“Continuous Positive Airway Pressure” ou “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”). O CPAP é um gerador de fluxo 2, que é utilizado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em alguns pacientes.

 

Quais as atividades que serão oferecidas na Clínica do CPAP?

Dra. Simone Chaves Fagondes – Serão realizadas atividades psicoeducativas destinadas a auxiliar pacientes com o diagnóstico de Apneia do Sono e que tenham a indicação de tratar com o equipamento de CPAP. O objetivo é contribuir para que compreendam a doença, esclareçam suas dúvidas quanto ao tratamento e saibam quais são os aspectos práticos do uso deste aparelho. A atividade será moderada por profissionais com ampla experiência, visando otimizar a adesão ao tratamento indicado.

 

E então, ficou interessado em saber mais? Agenda logo um horário com os especialistas do Laboratório do Sono, do Hospital Moinhos de Vento. Telefone para contato: (51) 3314-3434.

 

Fonte: Dra. Simone Chaves Fagondes (CRM 18912) é médica do Sono e trabalha no Laboratório do Sono do Núcleo de Neurofisiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1