A doença coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória transmissível que se espalhou rapidamente pelo mundo. Desde o primeiro caso relatado em fevereiro de 2020, o Brasil foi gravemente afetado pela epidemia e foi o segundo país mais afetado do mundo, com mais de três milhões de casos confirmados e mais de 100.000 mortes até os primeiros dias de agosto.

Desde o início da Surto de COVID-19 na China, a tomografia computadorizada (TC) do tórax tem sido usada na avaliação de pacientes com suspeita de pneumonia por COVID-19 no cenário de emergência, embora não tenha sido recomendada para triagem de rotina ou como um teste diagnóstico isolado. Embora vários achados radiológicos tenham sido associados à pneumonia COVID-19, 5–9 sua presença em outras doenças prejudica a confiabilidade da TC para este diagnóstico específico. A especificidade da TC de tórax variou amplamente em diferentes estudos, mas a falta de critérios padronizados prejudica as comparações entre eles.

Padrões tomográficos, como o consenso de especialistas da Radi-ological Society of North America (RSNA), orientação para radiologistas da British Society of Thoracic Imaging -ical Reporting e COVID-19 Reporting and Data System, foram propostos para superar essas limitações. 

Essas classificações de imagem propostas podem ajudar os médicos a avaliar a probabilidade de pneumonia COVID-19 antes que os resultados dos testes moleculares estejam disponíveis ou em locais onde o acesso a esses exames é limitado.

Para ler o artigo completo, acesse aqui. 

 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1