Você sabia que uma gota de sangue pode revelar inúmeras doenças e distúrbios, em sua maioria genéticos? E que certas patologias podem ser fatais para crianças recém-nascidas se não diagnosticadas e tratadas com brevidade? Por este motivo, o Governo Federal lançou em 2001 o Programa Nacional de Triagem Neonatal, conhecido popularmente como o Teste do Pezinho. É obrigatório por Lei em todo o território brasileiro, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O teste, cuja data de comemoração nacional é dia 06 de junho, foi assim denominado, pois consiste na coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido e é importante porque pode salvar vidas.

O que é o Teste do Pezinho?

A endocrinologista pediátrica do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Cristiane Kopacek (link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/noticias/medica-do-hospital-moinhos-de-vento-recebe-premio-nacional-por-atuacao-no-cuidado-de-criancas-com-doencas-raras), enfatiza que o Teste do Pezinho é uma ação preventiva para o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas assintomáticas no período neonatal, visando interferir antecipadamente e modificar o curso da doença. Além de possibilitar o início precoce de um tratamento específico que diminua ou elimine sequelas.

Quando fazer o Teste do Pezinho?

A especialista do Moinhos de Vento recomenda que os pais levem os seus bebês para realizarem o Teste do Pezinho do terceiro ao quinto dia de vida, justamente para promoverem o diagnóstico o quanto antes. "No caso de haver alguma alteração nos exames do recém-nascido é imprescindível que busquem orientações junto ao médico pediatra, para que o tratamento seja iniciado de forma imediata e possa prevenir complicações", adverte.

O Teste do Pezinho traz segurança e garantia para o futuro saudável das crianças. É uma importante estratégia de prevenção em saúde na infância", reconhece. "Juntamente com o programa de vacinação infantil" (link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/assistencia-integral/vacinas), o exame traz um importante impacto na redução da mortalidade de nossas crianças ", afirma a Dra. Cristiane Kopacek. Segundo ela, a triagem neonatal não é só um teste de laboratório, mas, sim, uma estratégia para o diagnóstico precoce (link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/blogsaudeevoce/dia-teste-pezinho-alerta-sobre-importancia-exame-para-deteccao-precoce-de-doencas) e o tratamento em tempo adequado.

Como é feito o Teste do Pezinho?

Para a triagem neonatal, são colhidas amostras de sangue por punção no calcanhar do recém-nascido em papel filtro. Os resultados alterados são confirmados através de testes mais específicos, realizados em amostragem por meio de soro, sangue total, teste do suor ou uma nova coleta em papel filtro. Os casos confirmados são encaminhados para tratamento específico e/ou investigações adicionais.

Existem diferenças no Teste do Pezinho?

Atualmente, ainda existem muitas dúvidas em relação à abrangência do Teste do Pezinho. Inclusive, a nova Lei (https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.154-de-26-de-maio-de-2021-322209993) preconiza que durante os atendimentos de pré-natal e de puerpério imediato, os profissionais de saúde informem para a gestante e seus acompanhantes sobre a importância do Teste do Pezinho e sobre as eventuais diferenças existentes entre as modalidades oferecidas no SUS e na rede privada de saúde.

E como é o Teste do Pezinho no Hospital Moinhos de Vento?

"No Hospital Moinhos de Vento fazemos os testes ampliados, Master ou Plus, e o serviço da UTI Neonatal conta com a expertise técnica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal; uma parceria bem importante", destaca a Dra. Cristiane. Ou seja, os testes realizados na instituição de saúde englobam um número bem maior de doenças que podem acometer os recém-nascidos, e ainda possuem toda a referência do que vem sendo desenvolvido no Brasil.

Para se ter uma ideia, com o Teste do Pezinho Master, realizado no Moinhos, é possível diagnosticar mais de 50 patologias, sendo considerado um dos exames mais completos de triagem neonatal existentes no mundo. E se, por ventura, os pais receberem um resultado alterado sobre a saúde do seu filho, certamente não ficarão desamparados sobre os próximos passos do tratamento.

A equipe da Pediatria do Hospital (link:https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/servicos/emergencia-pediatrica) é plenamente capacitada para atender o recém nascido e esclarecer todas as dúvidas de seus pais. Caso ainda tenha algum questionamento sobre este ou outros temas, agende já a sua consulta com um especialista do Hospital Moinhos de Vento (link https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional).

Fonte: Dra Cristiane Kopacek (CRM 26529) é endocrinologista pediátrica do Hospital Moinhos de Vento.

 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1