O que é? 

O Tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani que é encontrada em fezes, terra, águas sujas e objetos enferrujados e entra no organismo através de cortes e machucados. Ao penetrar na corrente sanguínea, a bactéria produz a toxina tetânica, que interfere na produção de neurotransmissores inibitórios do sistema nervoso central, o que deixa o controle motor em hiperatividade. Como resultado, os músculos se contraem, causando tensão muscular progressiva. Como afeta o sistema nervoso, a  doença interfere também na regulação de outros processos como os batimentos cardíacos. 

Sintomas 

Os músculos se contraem, causando tensão muscular progressiva. Como afeta o sistema nervoso, a  doença interfere também na regulação de outros processos como os batimentos cardíacos. A rigidez muscular, principal característica, em geral se inicia pela face. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição, por exemplo. Com o avançar do problema, a contratura vai se tornando generalizada, chegando ao abdômen, membros superiores e inferiores. A potência dos espasmos é capaz inclusive de provocar fraturas ósseas. Ao atingir o diafragma, leva à insuficiência respiratória, colocando em risco a vida da pessoa. 

Soro antitetânico

Ele é encontrado no plasma do sangue dos cavalos imunizados com toxinas tetânicas. O soro purificado contém anticorpos que neutralizam as toxinas geradas pelo bacilo do tétano na corrente sanguínea. É usado tanto no tratamento como na prevenção em casos de ferimento de alto risco em pessoas não vacinadas, com doses incompletas ou recebidas há mais de dez anos. 

Tive um ferimento com material suspeito: o que fazer para evitar o tétano?

A primeira providência é higienizar o local com água e sabão, e procurar em seguida um serviço de saúde. O período de incubação do tétano varia de acordo com a exposição, sendo menor em ferimentos mais profundos. O tratamento ocorre com a administração de antibióticos, procedimento para remover tecidos infectados, medicamentos para dor, além da vacina e do soro antitetânico nos casos indicados. 

Vacina

Disponível em todo o Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Tétano serve para prevenir a doença. A imunização induz anticorpos IgG que conferem proteção contra a enfermidade. A infecção por tétano não confere imunidade e os pacientes devem ser vacinados para garantir uma proteção futura. A vacina do tétano, também disponível nos Núcleos de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento, possui um esquema com 3 doses e um reforço a cada 10 anos.

 

Fonte: Dr. Paulo Gewehr (CRM 29512) Infectologista do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1