O Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento oferece diagnósticos ligados ao aparelho digestivo e respiratório de forma minimamente invasiva com a utilização de equipamentos de última geração e acompanhamento anestésico durante e após os procedimentos. Um recente avanço é a técnica denominada Ecoendoscopia, procedimento que associa a técnica do ultrassom à endoscopia e permite examinar as paredes do trato gastrointestinal alto e baixo sendo também utilizada para estudar órgãos internos que se localizam próximo ao trato gastrointestinal tais como o pâncreas, vesícula biliar e canais biliares. A ecoendoscopia permite examinar o revestimento do estômago bem como as paredes do trato gastrointestinal alto e baixo, como o esôfago, estômago, duodeno e o reto. O procedimento também pode fazer parte da propedêutica da dor abdominal e pancreatite aguda de origem desconhecida. Cada vez mais têm crescido as indicações terapêuticas, como por exemplo: a drenagem ecoguiada dos abscessos e pseudocistos pancreáticos, a neurólise ecoguiada do plexo celíaco, em casos de dor neoplásica ou da pancreatite crônica, a paracentese ecoguiada, a realização de necrosectomia pancreática ecoguiada.  

Exames

Os exames são realizados em regime ambulatorial ou se necessário em regime de internação hospitalar, com o paciente sedado pela equipe de anestesia. O tempo de exame é um pouco superior ao da endoscopia convencional. O endoscopista utiliza um tubo fino e flexível chamado endoscópio. O procedimento consiste em passar o endoscópio através da boca ou ânus até a área a ser examinada. Ao alcançar a área a ser examinada e ou tratada, o ultrassom é acionado e fica conectado ao tubo para produzir ondas sonoras imagens ultrassonográficas visíveis em tempo real para serem examinadas.  

Principais indicações para Ecoendoscopia

Investigação de lesões provenientes das camadas mais profundas da parede do esôfago, estômago ou duodeno. São as chamadas lesões subepiteliais (erroneamente denominadas no passado de submucosas) que têm avaliação bastante limitada pela endoscopia digestiva convencional. – Pesquisa de icterícias. – Hipertensão portal e ascite. – Colelitíase (cálculos na vesícula biliar). – Pancreatite aguda e crônica. – Avaliação e estadiamento de vários tipos de câncer, tais como: esôfago, estômago, duodeno, pâncreas e vias biliares e etc. – Hipertensão portal e ascite. – Avaliação e biópsias de linfonodos ou gânglios situados junto ao tubo digestivo alto, na avaliação de doenças metastáticas ou neoplasia linfonodal primária.
Fonte: Dr. Ismael Maguilnik (CRM 5817) – Coordenador do Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1