De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê, para 2023, quase 230 mil novos casos (entre melanoma e não melanoma). O melanoma é mais raro e letal, sendo o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,9 mil novos casos, anualmente. Já o câncer da pele não melanoma é o mais comum, tem letalidade baixa, porém seus números são muito expressivos, superando 220 mil novos casos por ano. 

 

Para compreender melhor este cenário e fugir das estatísticas, conversamos com a Dra. Sabrina Dequi Sanvido, que é médica dermatologista do Hospital Moinhos de Vento. Acompanhe, abaixo, a entrevista completa e proteja-se do sol: 

 

Quais são as principais recomendações em relação à exposição solar?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Todas as pessoas, de todas as idades, devem usar filtro solar quando expostas à radiação solar, não só na praia ou piscina, mas também ao fazer atividades ou trabalho ao livre. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda que o Fator de Proteção Solar (FPS) mais indicado para a população brasileira seja de, no mínimo, 30, que deve ser reaplicado - se na praia/piscina ou suor excessivo - a cada 2 horas. Roupas protetoras, como camisetas, chapéus e óculos escuros também fazem parte do arsenal de proteção.

 

Na sua opinião, por que há um número tão alto de câncer de pele em nosso país?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Pela localização geográfica e o tom da pele - principalmente, na Região Sul, onde se concentra o maior número de casos da doença.

 

E se o sol pode gerar câncer de pele, por que precisamos nos expor a ele? Quais são os seus maiores benefícios? 

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Não existe nada científico com essa recomendação, mas sabemos que a exposição solar traz bem-estar e auxilia na produção de vitamina D pelo nosso organismo, substância importante na prevenção de osteopenia e osteoporose. O objetivo da prevenção não é proibir o sol, mas, sim, ter certas medidas de precaução.

 

Quais são os melhores horários para se expor ao sol e quais os produtos que devem ser usados para se proteger do câncer de pele? O que é mais indicado?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - O melhor horário para a exposição solar é antes das 10h e após às 16h, quando a radiação UVB é menos intensa. Os produtos dependem do tipo de pele da pessoa e também do quanto ela pode investir, mas recomendamos FPS de, no mínimo, 30, além do uso de roupas e chapéus.

 

As pessoas de pele escura também precisam passar protetor solar?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Sim, pessoas de pele mais escura devem seguir as mesmas recomendações. Embora menos comum, o câncer de pele pode ocorrer em qualquer pessoa, além disso, manchas indesejáveis (como melasmas) são bem prevalentes em pessoas com a pele mais escura.

 

Quais são os principais sintomas do câncer de pele?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Isso depende do tipo, mas podemos dividi-los em:

- Câncer de pele não melanoma - que inclui o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide: geralmente ocorre após os 40 anos e pode se manifestar como uma ferida que não cicatriza, uma casquinha que persiste em aparecer, um sinal mais avermelhado que está crescendo (que pode ter certo brilho e até mesmo descamar), geralmente surge em áreas que pegaram sol durante toda uma vida, como face, couro cabeludo, colo, antebraços e pernas;

- Câncer de pele melanoma: são as pintas, geralmente marrons ou pretas, que aparecem e crescem rapidamente. Pode ser um sinal de anos, mas que começa a se modificar, então sugerimos a Regra do ABCDE, que, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, corresponde à verificação da Assimetria, Borda, Cor, Dimensão e Evolução.

 

E a que médico recorrer em caso de suspeita de câncer de pele?

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Ao perceber algum sinal conforme mencionado, procure um médico clínico geral, dermatologista ou cirurgião.

 

Quais são os conselhos que a senhora gostaria de deixar aos nossos leitores? 

Dra. Sabrina Dequi Sanvido - Aproveitem muito o verão, porque, sim, é uma estação fantástica! Mas fiquem sempre atentos às medidas de prevenção, principalmente, com as crianças e adolescentes, pois o dano solar é cumulativo e, além do câncer de pele, pode causar envelhecimento precoce da pele!

 

Fonte: Dra. Sabrina Dequi Sanvido (CRMRS 31647) é médica dermatologista do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1