No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento da doença foi significativo: hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.   O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os linfomas e os tumores no sistema nervoso central. Em crianças pequenas o retinoblastoma (tumor maligno ocular), o neuroblastoma (tumor no sistema nervoso periférico) e tumores nos rins são mais prevalentes, enquanto que em crianças maiores, cânceres nos ossos são mais comuns.  
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os linfomas e os tumores no sistema nervoso central.
  O diagnóstico pode ser feito ao identificar sinais e sintomas, como febre, vômitos, dor de cabeça, ínguas, palidez, hematomas, mancha nos olhos e perda de peso. Aumento de volume em qualquer parte do corpo e anemia também são sinais de alerta, mas o quadro pode variar de acordo com o tipo de tumor. “Para determinar esse tipo de doença, exames de sangue, de imagem e biópsias do local envolvido costumam ser utilizados. Já o tratamento pode envolver quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, em alguns casos, imunoterapia e transplante de medula óssea”, explica Liane Daudt, pediatra, hematologista e hemoterapeuta do Hospital Moinhos de Vento.   Nos tumores da infância e adolescência, até o momento, não existem evidências científicas que deixem claro a associação entre a doença e fatores ambientais (ao contrário dos casos em adultos, em que hábitos como o tabagismo são reconhecidos como fatores de risco), o que aumenta a importância de um diagnóstico precoce.    
Fonte: Dra. Liane Daudt (CRM 19475), responsável pela Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento.
Foto: Ridofranz/iStock

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1