Há alguns anos, o mês de setembro fica “dourado” para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A campanha, de abrangência nacional, é promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. Em 2023, o objetivo é conscientizar sobre os principais sinais e sintomas da doença. Atualmente, ela é a maior causa de óbitos entre jovens, até 19 anos. Mas a boa notícia é que, com o diagnóstico precoce, os índices de cura se aproximam dos 80%. Para entender sobre o câncer infantojuvenil, o Blog Saúde e Você entrevistou a Dra. Jiseh Fagundes Loss, que integra o Corpo Clínico e a equipe de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento.

 

Quais são os tipos de câncer que mais acometem os adolescentes?

Dra. Jiseh Fagundes Loss - Os tipos de câncer que mais acometem os adolescentes são os linfomas, tumores ósseos, leucemias, tumores cerebrais e tumores nos ovários ou testículos.

 

Como identificá-los?

Dra. Jiseh Fagundes Loss - Os pais devem ter atenção e levar o jovem ao médico, seja um pediatra ou um hebiatra - especialista nesta faixa etária, especialmente se notarem:

- aumento dos gânglios linfáticos (ínguas);

- palidez (anemia);

- cansaço excessivo e persistente;

- manchas roxas em locais não associados a traumas;

- dor ou abaulamento nos ossos, na cabeça ou na região abdominal;

- dor ou aumento de volume da bolsa escrotal;

- febre persistente, sem causa aparente.

 

Como é o tratamento?

Dra. Jiseh Fagundes Loss - O tratamento dependerá do tipo e da localização do tumor e pode incluir cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Alguns casos, podem necessitar de transplante de medula óssea.

 

De que forma o Hospital Moinhos de Vento pode contribuir com estes pacientes?

Dra. Jiseh Fagundes Loss - O câncer na adolescência é menos frequente do que na população adulta. Seu diagnóstico e tratamento devem ser realizados em centros, como o Hospital Moinhos de Vento, onde exista uma equipe multidisciplinar especializada e uma estrutura adequada, a fim de aumentar a chance de um melhor desfecho para estes pacientes.

 

Que conselhos a senhora gostaria de deixar aos nossos leitores, sobre este tema?

Dra. Jiseh Fagundes Loss - Já que a maioria dos tumores da adolescência não é passível de prevenção, o diagnóstico precoce deve ser o nosso maior objetivo. Quanto antes o câncer for diagnosticado, mais cedo iniciamos o tratamento e maior será a chance de cura.

 

Fonte: Dra. Jiseh Fagundes Loss (CREMERS 19292) integra o Corpo Clínico e a equipe de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1