"Ao contrário do que muitos pensam, ter um cisto no ovário não necessariamente indica a remoção completa desse órgão", é o que explica a Dra. Raquel Dibi, ginecologista do Hospital Moinhos de Vento, no episódio sobre Cistos Ovarianos da série Saúde & Você.
Fornecendo orientações fundamentais para as mulheres sobre este tema, que é de grande relevância para a saúde feminina, a especialista ressaltou a importância de uma abordagem individualizada para cada paciente, considerando fatores como idade, histórico genético e resultados de exames complementares na definição do tratamento adequado.
A Dra. Dibi, ainda, elenca os diferentes tipos de cistos ovarianos, desde os benignos até aqueles que levantam suspeitas de malignidade, sendo eles: cistos foliculares, hemorrágicos, dermóides, endometriomas e cistos suspeitos de câncer de ovário. Nesse contexto, uma avaliação minuciosa para a tomada de decisões clínicas precisas se torna fundamental.
Também, se faz necessário compreender que os sintomas nem sempre indicam a presença de um cisto ovariano. Embora a dor abdominal seja comum, mudanças no ciclo menstrual acompanhadas de dor no baixo ventre podem ser sinais de alerta.
A avaliação adequada do ovário é fundamental para o sucesso do tratamento. Afinal, o órgão desempenha um papel crucial na saúde da mulher e, portanto, merece uma atenção cuidadosa e um plano de tratamento bem elaborado.
Entrada 1: Bloco A e Bloco C – Rua Ramiro Barcelos, 910 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90560-032
Ver no mapaEntrada 2: Bloco B – Rua Tiradentes, 333 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90035-001
Ver no mapaAv. Padre Cacique, 2893 – Cristal, Porto Alegre – RS, 90810-240
Ver no mapaAv. João Wallig, 1800 – 3º andar – Passo d'Areia, Porto Alegre – RS, 91349-900
Ver no mapaAv. Getúlio Vargas, 4841 – Centro, Canoas – RS, 92010-010
Ver no mapaRua Ramiro Barcelos, 630 – 5º andar – Floresta, Porto Alegre – RS, 90035-001
Ver no mapa