Segundo um estudo do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, três mortes a cada cinco minutos ocorrem em hospitais públicos e privados por falhas que poderiam ser evitadas. O que coloca os eventos adversos como segunda causa de morte mais comum no país.

Evitar falhas é uma meta sempre almejada pelos ambientes hospitalares. Esse cuidado médico assistencial livre de danos é conhecido como Segurança do Paciente, que possui uma campanha relacionada em abril.

As metas da Segurança do Paciente foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2008. Foi realizada uma revisão dos principais problemas que aconteciam nos hospitais e orientada a adesão a protocolos de segurança para reduzir o número de danos e eventos evitáveis. 

No Brasil, são sete metas de segurança vinculadas ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). As seguintes medidas compõe a normativa RDC 36, lançadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

  1. Identificar os pacientes corretamente;
  2. Melhorar a comunicação;
  3. Melhorar a segurança de medicamentos de risco;
  4. Realizar o procedimento certo, no paciente correto e no local correto (cirurgia segura);
  5. Prevenir infecções (higiene de mãos);
  6. Reduzir danos decorrentes de queda;
  7. Reduzir lesões por pressão.

O PNSP é a base para um modelo de assistência segura de uma instituição de saúde. No caso do Hospital Moinhos de Vento, as práticas seguras são aderidas por completo, o que confere um certificado de alta conformidade aos padrões. “O programa prevê uma prática assistencial segura, com o envolvimento do paciente e a inclusão do tema no ensino e pesquisa. A cultura de segurança é incentivada”, esclarece a coordenadora de Qualidade e Segurança do Hospital Moinhos de Vento, Aline Brenner.

Os cuidados redobrados e as soluções apresentadas 

Os riscos precisam ser evitados, pois todos os processos de um hospital merecem cuidados extremos, logo os profissionais precisam estar constantemente preparados. “Melhorar os processos deve fazer parte de atitudes seguras das instituições. Um exemplo que podemos dar é a administração de medicamentos com checagem eletrônica. É realizada a confirmação do processo, com leitura do código de barras da pulseira de identificação, confirmando com o medicamento e a prescrição. A realização destes passos reduz muito a possibilidade de ocorrer qualquer problema”, informa a coordenadora.

Ainda, segundo a especialista, cada meta possui seus protocolos específicos para serem cumpridos, como a  leitura de pulseira de identificação, a higienização correta de mãos em todos os momentos do cuidado, orientações para prevenção de quedas e lesões por pressão.

Os desafios da pandemia e os protocolos de segurança

A Covid-19 foi um período diferenciado para os ambientes hospitalares. Em situações de catástrofes, os protocolos de segurança devem ser reforçados, já que a situação de risco aumenta. Com a pandemia, os desafios aumentaram também em relação à segurança dos profissionais que atuam no cuidado. Desta forma, a cultura e a consciência do risco foram fundamentais para superar cada momento.

Conforme informa a coordenadora de Qualidade e Segurança, o Hospital Moinhos de Vento é referência na implantação dos protocolos de segurança e prevenção de eventos adversos. “O Hospital é reconhecido pelas entidades certificadoras regularmente e vem conduzindo em parceria com o Ministério da Saúde (PROADI - SUS) projetos que apoiam a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente em outros hospitais do país. Entre eles, o Paciente Seguro, que já atuou em mais de 60 hospitais em todo o país, com impacto na redução do número de quedas e lesões por pressão”, complementa.

O que achou destas práticas de Segurança do Paciente? Já tinha conhecimento? Continue conferindo os conteúdos do Blog Saúde e Você.

Fonte: Aline Brenner, coordenadora de Qualidade e Segurança do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1