No mais recente episódio da série Saúde & Você do Hospital Moinhos de Vento, o endocrinologista Dr. Tiago Schuch, abordou a importância do controle alimentar ao longo da vida, ressaltando que a obesidade é uma condição multifatorial. Ele destacou que, além das complicações metabólicas, a obesidade impacta a biomecânica e a saúde psicossocial, enfatizando a necessidade de vigilância contínua para evitar seu surgimento.
"A obesidade não só é uma doença, como é um meio onde diversas outras doenças encontram terreno fértil para aparecer, crescer e se multiplicar," abordou o especialista.
Ainda, ressaltou que não devemos estigmatizar a pessoa com obesidade como um doente, mas sim reconhecer que existem alternativas para mudar o curso da doença. A obesidade pode não ter cura, mas, tem controle.
Para reforçar a importância da mudança de hábitos, o Dr. Schuch elencou os principais fatores que contribuem para a melhoria da obesidade. Ele alertou sobre os riscos da estigmatização, que podem agravar os casos, e falou sobre a relevância da manutenção de hábitos saudáveis ao longo da vida como uma medida preventiva essencial.
Se você busca compreender melhor a obesidade e descobrir estratégias práticas para seu controle, assista agora e transforme sua perspectiva sobre essa doença multifacetada.
© 2025 - Hospital Moinhos de Vento - Registro Empresa (CRM-RS): 425
Responsável Técnico: Dr. Luiz Antonio Nasi - CREMERS 11217