O gaúcho Dr. Gustavo Oderich, diretor da Divisão de Cirurgia Endovascular e professor de Cirurgia Vascular da Mayo Clinic College of Medicine, em Rochester/Minesotta, participou da última edição de 2015 do Grand Round, para compartilhar a sua experiência de 15 anos em um dos centros médicos americanos mais importantes na área de Cardiologia. O encontro, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Johns Hopkins Medicine International, teve a coordenação da Chefe do Serviço Médico de Cardiologia da Instituição, Carisi Anne Polanczyk e participação dos cirurgiões Adamastor Pereira e Alexandre Pereira, que introduziram o tema. O Dr. Gustavo Oderich ganhou notoriedade mundial, em 2011, ao desenvolver um método capaz de salvar vidas em casos graves de aneurisma. Desde então a técnica já foi aplicada em cerca de 240 casos. Quando um paciente chega ao hospital com a artéria já perfurada, em consequência de aneurisma, a solução é colocar um stent, ou seja, uma pequena prótese em forma de tubo que é colocada dentro da artéria, no local afetado, para estancar o sangramento e garantir a continuação do fluxo sanguíneo. O problema é que nem sempre as próteses são adaptáveis à situação real encontrada pelos médicos. Foi num caso assim, em que o paciente chegou à emergência da Clínica Mayo com o coração sem batimentos, que o doutor Oderich se deparou com esse problema. As próteses disponíveis não se adaptavam àquela situação específica e não salvariam o paciente. Enquanto uma parte da equipe cuidava de manter o paciente vivo, o médico e os demais auxiliares trataram de fazer modificações na prótese que permitiria resolver o problema. E o caso do paciente, que parecia insolúvel, foi salvo por essa improvisação. O aneurisma é uma dilatação de um vaso sanguíneo, que pode ocorrer em qualquer artéria do organismo, usualmente ocorre de forma lenta ao longo de anos. As de médio e grande calibre tem maior risco de ruptura e consequente morte. Por este motivo aneurismas no cérebro ou na aorta, artéria principal através da qual o coração distribui o sangue para todas as partes do corpo, são motivo de maior preocupação. De acordo com Oderich, a técnica endovascular de aneurisma da aorta ou reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Abdominal Aortic Aneurysm Repair – EVAR) reduz a perda de sangue, o tempo de cirurgia, de internação, a morbidade e a mortalidade em comparação à cirurgia aberta de aneurisma da aorta abdominal. Ele explica que as experiências iniciais com endopróteses fenestradas e ramificadas têm mostrado que o tratamento endovascular total é eficaz e pode reduzir as taxas de morbidade em pacientes com arco, tóraco-abdominal e aneurisma perirenal. A maior parte destes dispositivos não se encontra ainda disponível para uso comercial nos Estados Unidos e requer um período de personalização de seis a oito semanas.
“Hoje mais de 70% dos pacientes são tratados nos Estados Unidos, e acredito que no Brasil também, pelo método endovascular”, ressalta o especialista.
A parte clínica do tratamento da aorta e corroborada por vários estudos prospectivos randomizados, sendo uma das áreas mais estudadas na cirurgia vascular, na qual a cirurgia endovascular demostrou reduzir a mortalidade, a perda sanguínea e o tempo de internação hospitalar, proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos morbidade. Dr. Oderich acredita que poucas intervenções cardiovasculares resultaram num impacto epidemiológico tão grande com  numa diminuição da mortalidade para a cirurgia do reparo do aneurisma da aorta abdominal. “Hoje mais de 70% dos pacientes são tratados nos Estados Unidos, e acredito que no Brasil também, pelo método endovascular”, ressalta o especialista. Por essas razões o método se tornou a primeira opção para os pacientes com anatomia favorável, pois a incorporação de ramos é segura e pode reduzir a mortalidade e a morbidade da cirurgia aberta convencional. Para o especialista, o desenvolvimento dos programas endovasculares somente se tornou viável pela parceria de engenheiros e indústria, além da integração da parte clínica, pesquisa, inovação e educação.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1