Pacientes em tratamento oncológico e a vacina contra a Covid-19

O câncer está entre as quatro principais causas de morte considerada prematura – que ocorrem antes dos 70 anos de idade- na maioria dos países, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão aponta, ainda, que a incidência e a mortalidade pela doença vêm aumentando no mundo. No Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, serão 625 mil novos casos de câncer. Com o início da vacinação contra a Covid-19, surgiram dúvidas de pacientes oncológicos em relação à imunização.

 

Grupo de risco para Covid-19

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica recomenda a vacinação de pacientes oncológicos em tratamento. Segundo a médica do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento Daniela Rosa, ao longo da evolução da pandemia viu-se que pacientes com câncer em tratamento ativo - como a quimioterapia e outros tratamentos que diminuem a imunidade- possuem maior risco de complicações pela Covid- 19 e podem ser considerados como grupo de risco. Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no Annals of Oncology apontou que pacientes com câncer podem ter maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19. A pesquisa avaliou 4.966 pacientes com câncer e Covid-19 e demonstrou que 58% deles foram hospitalizados e 14% morreram em 30 dias. 

 

Daniela lembra que todas as vacinas contra a Covid-19 que estão no mercado são feitas com vírus mortos ou partículas de vírus e podem ser administradas com segurança para pacientes com imunossupressão, que é a diminuição das defesas do organismo contra infecções: “Embora os estudos com vacinas tenham incluído poucos pacientes com câncer, baseado no que conhecemos de outros imunizantes, a vacina contra Covid-19 está indicada para esses pacientes”, afirma. 

 

Pacientes em tratamento oncológico: quando fazer a vacinação?

A médica orienta que pacientes que estão em tratamento oncológico, em geral, podem ser vacinados a qualquer momento: “Para quem está fazendo quimioterapia, o ideal seria receber a imunização duas semanas antes da administração do tratamento quimioterápico, mas devido à escassez de vacina no momento, recomenda-se a imunização assim que possível”, lembra. Já os pacientes que já fizeram ou ainda farão cirurgia, assim como pacientes em tratamento com radioterapia, podem ser imunizados a qualquer momento. É importante lembrar que o acompanhamento e a avaliação médica desses pacientes com relação à vacina devem ser feitos caso a caso.

 

Fontes: 

Daniela Rosa, médica do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento

https://www.inca.gov.br/estimativa/introducao

https://coronavirus.sboc.org.br/coronavirus/images/vacinacao_covid.pdf

https://www.annalsofoncology.org/article/S0923-7534(21)00874-7/fulltext

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1