Uma onda de calor histórica deve atingir a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Brasil nesta semana (10/01/2022). As temperaturas das regiões atingidas podem chegar a até 50 ºC, de acordo com a Agência para Assuntos sobre Meteorologia, Oceanos, Atmosfera e Clima (NOAA), dos Estados Unidos, que prevê sensação térmica entre 45ºC e 50ºC. 

O que é a onda de calor?

A onda de calor é a persistência de dias com temperatura elevada, acima de 32 ºC. Esta situação representa risco para a saúde de populações vulneráveis e também para o agravamento de doenças. Consideram-se mais vulneráveis ao calor:

  • Crianças  e bebês.
  • Idosos.
  • Portadores de doenças crônicas, como hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo e obesidade.
  • Acamados.
  • Pessoas com problemas ou transtornos mental ou sofrimento psíquico.
  • Pessoas que utilizam determinados medicamentos, tais como: anti-hipertensivos, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos, neurolépticos, entre outros.

Quais os principais impactos sobre a saúde?

A onda de calor pode ocasionar diversos impactos sobre a saúde das pessoas, sendo estes mais graves nos indivíduos vulneráveis, citados acima. 

Stress térmico

Quando há sobrecarga térmica sobre o corpo humano, ocorre o chamado stress térmico. Esta condição pode elevar a temperatura do corpo acima dos 40 ºC, além de causar perda de consciência, seja total ou parcial. 

O stress térmico clássico se caracteriza por pouca ou nenhuma transpiração, sendo mais comuns em idosos e crianças. Já o stress térmico por esforço, que ocorre devido a algum esforço excessivo ou exposição ao calor ambiental, geralmente apresenta transpiração. 

Exaustão

A onda de calor também pode ocasionar a exaustão, que ocorre devido a perda de sais, água e nutrientes. Os sintomas mais comuns são a transpiração, fraqueza, tonturas, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarréia.

Desmaios

Uma consequência comum da onda de calor é a síncope, chamada comumente de desmaio. Com a perda de fluidos pelo suor e a diminuição da pressão do sangue, o indivíduo que passa pela onda de calor pode experimentar tontura temporária e desmaios, devido ao fluxo insuficiente de sangue para o cérebro. 

Consequências dermatológicas

A onda de calor também pode ocasionar consequências dermatológicas, como brotoejas e edemas. As brotoejas ocorrem devido a inflamação de glândulas sudoríparas, enquanto os edemas, os comuns inchaços, acontecem mais nos tornozelos, pés e mãos.

Como prevenir os problemas de saúde?

Para prevenir estas consequências diversas da onda de calor, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. 

Proteja-se do Sol

Primeiro, evite a exposição ao Sol, principalmente entre às 10 e às 16 horas. Use roupa solta, de preferência de algodão, e dê preferência ao uso de chapéus, bonés e óculos escuros. Também, é muito importante diminuir os esforços físicos. 

Além disso, permaneça de 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco.

Beba líquidos e tenha uma alimentação saudável

Em ondas de calor é ainda mais importante beber muito líquido e investir em uma alimentação saudável e equilibrada. Tome água e sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, evite bebidas alcoólicas e faça refeições leves.

Permaneça em ambientes frescos

É importante a permanência em ambientes frescos e bem ventilados, durante a onda de calor. De preferência, o indivíduo deve permanecer em casa. Mas, em caso de necessidade de saída, é importante que se desloque em veículos com ar condicionado, de janelas abertas ou com alguma ventilação. 

Em casa, feche cortinas e janelas que sejam mais expostas ao calor, e faça uso de ventiladores ou ar condicionado. Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas.

Em caso de mal estar, procure ajuda

Em caso de mal estar, é imprescindível procurar ajuda. E, para auxiliar aqueles mais vulneráveis, informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem perto de você e que sejam dos grupos de risco. 

 

 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1