As festas de final de ano estão chegando e muitos já estão animados, imaginando tudo o que vão saborear nas ceias com a família ou amigos. Pensando nisso, o blog Saúde e Você conversou com Amanda Kropidlofscky, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento. Confira, abaixo, algumas dicas para se deliciar nas confraternizações, sem exageros ou arrependimentos.

 

Respeite sua fome

Reconhecer os nossos sinais de fome nos ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. Portanto, aprecie os pratos típicos da temporada. Saladas, fibras e proteínas auxiliam na saciedade ao longo do dia e também nas comemorações.

 

Viva o verão

Alimentos frescos, sazonais e locais também costumam ser nutritivos e bem tolerados em épocas de altas temperaturas. Assim, optar por preparações caseiras e com menor número de ingredientes e aditivos é sempre uma boa pedida durante o verão.

 

Planejamento é tudo

Não fique o dia ou a semana “se poupando” para aquele evento especial: com muita privação, a ingestão de alimentos no dia da comemoração se tornará excessiva e pode acarretar em sentimento de culpa.

 

Não deixe para amanhã o cuidado que precisa ter hoje

Fim de ano está associado com uma sequência de eventos sociais, confraternizações e festas. É importante desassociar a ideia de que “vou deixar para me cuidar no ano que vem”, priorizando a manutenção da rotina, do comer intuitivo e do bem-estar para poder aproveitar cada momento.

          

E quanto ao álcool?

O álcool tem papel social e cultural muito presente nos eventos de final de ano. As bebidas alcoólicas, muitas vezes, possuem alto teor calórico. Por isso, uma estratégia interessante é intercalar a ingestão com água e optar por drinks não alcoólicos.

 

Cada um do seu jeito

Medidas extremas para alcançar um “corpo perfeito” não são incomuns nessa época do ano. E não há problema em querer sentir-se bem com o próprio corpo, desde que saibamos separar o que é idealizado sob pressão externa e possamos reconhecer que cada pessoa é única. 

 

Para guardar no coração

Lembre-se que não existe “caloria vazia” se os momentos de confraternização forem acompanhados de pessoas queridas, de histórias e de afeto. Então, permita-se aproveitar essas semanas importantes do ano com consciência.

 

Fonte: Amanda Kropidlofscky é nutricionista do Hospital Moinhos de Vento. Ela trabalha no CTI Adulto.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1