Hoje inicia a estação mais quente do ano, que seguirá até 20 de março de 2021. O sol e o calor pedem um banho de piscina ou de mar, mas todo o cuidado com a saúde não pode ser ignorado neste momento de pandemia. Caso opte por ir à praia, evite aglomerações. Além disso, não esqueça que o uso de máscara, a higiene constante das mãos e o distanciamento social seguem sendo as principais medidas para conter o vírus. 

 

Entretanto, outros cuidados também precisam de atenção nesta época do ano. Para ajudar com algumas dicas, convidamos a dermatologista Dra.Fabiane Kumagai. Confira: 

 

  • Hidratação do rosto:

Para prevenir o câncer de pele, evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e perda de elasticidade, o uso de filtro solar diário, com FPS 30 ou superior é indispensável. Além disso, o uso de cremes com ativos antioxidantes, como a vitamina C, e hidratantes são muito bem-vindos. 

 

  • Hidratação do corpo:

Os hidratantes corporais ajudam a prevenir o ressecamento da pele. Os produtos à base de uréia, lactato de amônia, dexpantenol, glicerina e óleos, como de amêndoas e uva, têm sido muito usados para auxiliar na hidratação da pele. Essas formulações evitam a perda de água e ajudam a restaurar a barreira cutânea. Somado a isso, não deixe de usar protetor solar e evite exposição ao sol entre às 9 horas e às 15 horas.

 

  • Hidratação dos cabelos:

Os danos causados aos fios dos cabelos durante o verão, decorrentes da exposição solar, água do mar e piscina quase sempre são grandes. Após a limpeza com um xampu para cada tipo de cabelo, use um condicionador apenas nos fios, evitando o couro cabeludo. As máscaras hidratantes também ajudam a prevenir o ressecamento excessivo, assim como usar filtro solar específico ou chapéu e lavar os cabelos com água limpa após o banho de mar ou piscina. 

 

  • Evitar banhos longos e quentes:

O excesso de banhos e altas temperaturas ajudam a ressecar a pele, reduzindo a oleosidade natural, importante para a formação da barreira protetora. Prefira um banho curto e com água morna ou fria.  
 

  • Uso de sabonetes:

Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são boas opções para limpeza. Após o banho, hidratantes sob a forma de loção ou creme podem ser usados nas áreas do corpo que costumam ressecar – eles irão reduzir a perda de líquidos.  
 

  • Cutículas dos fios:

A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. As maiores queixas são pontas-duplas, cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços e eriçados. Quando os fios estão saudáveis eles conseguem preservar as moléculas de água e proteínas seladoras em seu interior, fazendo com que ele fique maleável, hidratado e com brilho. 

 

Nos cabelos danificados as cutículas permanecem abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. Já os fios quimicamente tratados ficam hidrófilos ou porosos, isso quer dizer que sua capacidade de armazenar água em seu interior é maior do que a dos fios normais. 

 

Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção solar. Os raios ultravioletas do sol destroem a queratina da cutícula, deixando os fios vulneráveis. Em contato com o córtex do cabelo, os raios UV queimam a melanina. Uma opção é usar produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos após a exposição e usar bonés ou chapéus sempre que possível.


Fonte: Dra. Fabiane Kumagai, dermatologista do Hospital Moinhos de Vento. 


 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1