O tratamento hospitalar já envolve questões complexas. Estar em um UTI é ainda mais delicado: o corpo debilitado, a dependência de equipamentos e as consequências que isso traz para o psicológico podem agravar o quadro dos indivíduos. Nesse cenário, a presença familiar pode ser uma importante aliada para a estabilização emocional dos pacientes.   De acordo com um estudo realizado no Hospital Moinhos de Vento (HMV), a presença de familiares resultou em desfechos clínicos positivos para pessoas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em comparação com pacientes com modelo de visita restrita (4,5 horas por dia), os pacientes com visita ampliada (12 horas por dia) apresentaram menor incidência e tempo de delirium (síndrome cerebral orgânica) e menor tempo de permanência na UTI. “A visita de um familiar próximo ajuda o paciente a comunicar-se melhor com a equipe hospitalar e a sentir-se mais acolhido”, explica Cassiano Teixeira, chefe do serviço de Medicina Intensiva do HMV.  
“A visita de um familiar próximo ajuda o paciente a comunicar-se melhor com a equipe hospitalar e a sentir-se mais acolhido”.
  Entre os benefícios deste modelo de visitação, o profissional destaca que o paciente sente-se melhor compreendido, conseguindo, com a ajuda do familiar, informar suas angústias, desejos e necessidades, além de sentir-se mais protegido. “Provavelmente, isto gera uma menor necessidade de medicações analgésicas, antipsicóticas e sedativas, reduzindo o tempo de permanência na UTI”, comenta Teixeira.   Desde julho de 2015 o Hospital Moinhos de Vento mantém a visitação ampliada. Além de benéfico para os pacientes, a política também agradou familiares: “Eles só tem elogios com relação a esse tipo de visita”, finaliza o médico. Fora a pesquisa já realizada, existem alguns estudos no mundo mostrando satisfação do familiar e do paciente com esse modelo. Atualmente o HMV está coordenando um estudo em 43 hospitais do Brasil, visando a implementação da visitação familiar ampliada em UTIs.    
Fonte:  Dr. Cassiano Teixeira (CRM: 21956), chefe do serviço de Medicina Intensiva do Hospital Moinhos de Vento. (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/medicina-intensiva-adulto/)
Foto: sudok1/iStock

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1