Não encontramos nenhum resultado que corresponda com essa busca.
/ /
May 2, 2024 |Institucional
O médico urologista Artur Paludo, membro do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento e co-coordenador do Curso de Capacitação e Certificação em Cirurgia Robótica da instituição foi o único brasileiro convidado para participar do WRSE NextGen deste ano. Promovido pela Associação Europeia de Urologia, o congresso ocorre anualmente e, nesta edição, reuniu os cirurgiões destaque da nova geração.
Ao longo de dois dias, foram realizadas, ao vivo, 10 cirurgias. Da Bélgica, país sede do evento, foram feitos seis procedimentos. Os outros quatro ocorreram na Polônia, China, Estados Unidos e Brasil – no Hospital Moinhos de Vento, conduzido por Paludo.
“Fico extremamente honrado com esse convite, porque eu estive representando o Brasil em um congresso mundial, reconhecido por sempre levar os melhores cirurgiões robóticos do mundo para fazerem cirurgias ao vivo. Ser lembrado pela comunidade urológica internacional e europeia é muito gratificante”, comemora Paludo.
No evento, o urologista fez uma cirurgia na qual tem larga experiência: a nefrectomia parcial robótica, que consiste na retirada de um tumor do rim do paciente, preservando o restante do órgão.
“No passado, em muitos casos era necessário retirar o rim inteiro dos pacientes. Mas isso evoluiu. Hoje, com o auxílio da cirurgia robótica aliado a nossa experiência, conseguimos ser muito mais precisos na remoção do tumor, preservando todo o órgão, sem ter um sangramento aumentado e acelerando a recuperação pós operatória dos pacientes”, explica.
Para o chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal, participar de um congresso desse porte é um reconhecimento aos investimentos da instituição em tecnologia e aperfeiçoamento de equipe.
“Temos um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, mas ele só tem valor em virtude do constante aprimoramento da nossa equipe. Ter um profissional da nova geração em cirurgia robótica representando o Hospital Moinhos de Vento no WRSE NextGen é uma honra para a nossa instituição”, avalia.
O parque robótico
O Hospital Moinhos de Vento realizou, no último ano, aproximadamente 3 mil procedimentos com as plataformas robóticas Da Vinci e Versius nas especialidades de Cirurgia Geral e Digestiva, Urologia, Ginecologia, Coloproctologia, Torácica e Cabeça e Pescoço. Em breve, a instituição também disponibilizará neurocirurgia robótica, com a plataforma Cirq, para crânio e coluna.