Já é reconhecido que o sedentarismo, a obesidade, o estresse e o tabagismo estão entre os fatores que podem causar doenças cardíacas. Para evitar disfunções cardiovasculares várias medidas preventivas podem ser tomadas, entre elas, praticar exercícios físicos regularmente ao longo da vida, o que auxilia o coração a ficar mais resistente e evitar o acúmulo de gordura nas arteriais coronárias.   Vários estudos já mostraram os benefícios da prática esportiva para a saúde do coração e como o hábito ajuda a reduzir os níveis de colesterol, principalmente o LDL (considerado ruim) e os triglicerídeos. “Existem diferentes mecanismos pelos os quais isso acontece, como um maior consumo do colesterol pelos músculos e uma maior eliminação pelo fígado. Exercícios físicos também auxiliam na redução da pressão arterial e fazem com que a pessoa tenha mais massa muscular e menos massa gorda”, explica Carisi Polanczyk, Superintendente Médica-adjunta e chefe do Serviço Médico de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento.  
Vários estudos já mostraram os benefícios da prática esportiva para a saúde do coração e como o hábito ajuda a reduzir os níveis de colesterol, principalmente o LDL (considerado ruim) e os triglicerídeos.
  A cardiologista esclarece que o tipo de exercício parece ter menos impacto sobre a saúde do coração do que a quantidade e a sistemática praticada. “Exercícios moderados são melhores do que os leves. O que hoje é considerado um ponto de corte, onde o benefício realmente acontece, é a cima de 150 minutos por semana de exercício leve a moderado e 75 minutos se a prática for de moderada a intensa”, salienta.   Caminhadas mais intensas (quando se chega a suar), são consideradas um exercício leve. “Se a pessoa fizer 40 minutos a uma hora desse tipo de atividade, ela vai estar criando uma proteção semelhante alguém que faz um exercício mais intenso em menos tempo. Além da relação com o colesterol, a prática de esportes proporciona um bom condicionamento ao músculo do coração, que vai estar mais preparado para lidar com eventos como infartos”, finaliza a médica.  
Fonte: Carisi Polanczyk (CRM: 19229), Superintendente Médica-adjunta e chefe do Serviço Médico de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. (LINK:https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/cardiologia-cirurgia-vascular-e-cardiaca/)
Foto: Ivanko_Brnjakovic/iStock

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1