Estudos recentes apontaram que o maior consumo de carboidratos aumenta os riscos de morte mais do que o consumo em excesso de gorduras. A pesquisa gerou polêmica e muitos cientistas e outros profissionais da área questionaram os resultados que podem, não só preocupar a população, como também levar a comportamentos alimentares equivocados.   O estudo, realizado com aproximadamente 135 mil pessoas, foi feito em um período médio de sete anos e meio. Com ele, os pesquisadores puderam reunir informações de modo que fosse possível associar o consumo dos carboidratos e gorduras com episódios cardiovasculares, AVC, insuficiências cardíacas e infarto. Durante o período da pesquisa, os indivíduos, participantes de 18 países responderam questionários sobre seu comportamento alimentar. A partir disso, os participantes foram divididos em grupos de maior a menor consumo de carboidratos e gorduras. Ao final, foi constatado que, no total de óbitos, a mortalidade era 28% maior naqueles que ingeriam mais carboidratos e 23% naqueles que ingeriam mais gordura.   Entretanto, não foi possível encontrar relação direta do consumo de gordura ou carboidrato com o aumento das chances de morte por doenças cardiovasculares. “Na realidade, em excesso, tanto o carboidrato quanto a gordura são prejudiciais. Neste estudo as pessoas que comiam muito carboidrato tinham mais eventos que aquelas que consumiam gorduras, até mesmo as saturadas. Porém, é necessário ter muita cautela na interpretação destes dados já que outros fatores de risco não foram informados para uma melhor avaliação dos resultados”, esclarece Carlos Delmar, médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento.  
A pesquisa gerou polêmica e muitos cientistas e outros profissionais da área questionaram os resultados que podem, não só preocupar a população, como também levar a comportamentos alimentares equivocados. 
  O fato é que ambos são fontes de energia e são necessários para o bom funcionamento de todos os sistemas. É importante ressaltar que a restrição total da gordura ou do carboidrato pode trazer prejuízos para o coração. “Como visto no estudo, as gorduras, quando consumidas em quantidades pequenas e moderadas foram, inclusive, protetoras de eventos cardiovasculares e sua importância para o organismo não pode ser menosprezada”, explica o profissional.   Não se deve desconsiderar que o consumo em excesso de carboidratos e gorduras pode trazer riscos para o coração. “Eles podem ocasionar o aumento da doença aterosclerótica – restrição do fluxo sanguíneo devido ao acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias -, bem como aumento de mortalidade total, no caso dos carboidratos, e aumento no risco de infarto e morte cardiovascular no caso de gorduras saturadas. Manter uma dieta equilibrada é o indicado para um bom funcionamento do organismo. Além, é claro de tornar as atividades físicas uma prática regular”, recomenda o médico.  
Carlos Delmar (CRM: 20362), médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/cardiologia-cirurgia-vascular-e-cardiaca/)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1