A fertilidade é um tema que sempre causa curiosidade e gera dúvidas, especialmente nos casais que desejam ser pais. Por este motivo, o blog Saúde e Você conversou com a Dra. Isabel de Almeida, coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento. A especialista elencou dez dicas sobre o tema, que esclarecem muito sobre a capacidade reprodutiva de homens e mulheres, em diferentes idades:

 

  1. As mulheres nascem com todos os seus óvulos e a fertilidade feminina declina a partir dos 35 anos. Em torno dos 37 anos, 90% dos óvulos já desapareceram. 
  2. Os homens iniciam a produção de espermatozoides a partir da puberdade e seguem produzindo durante toda a vida, embora a qualidade diminua com a idade.
  3. Em uma ejaculação, os homens liberam em torno de 100 milhões de espermatozoides. Uma vez por mês, a mulher libera um óvulo, totalizando uma média de 500 óvulos liberados durante toda a vida reprodutiva.
  4. Homens e mulheres devem procurar ter um estilo de vida saudável, especialmente quando decidem iniciar as tentativas de gestação. Veja alguns fatores que aumentam as chances de gestação e que são importantes para a saúde do bebê:

- Estar com o peso adequado;

- Não fumar;

- Limitar o uso de álcool e cafeína;

- Manter algum tipo de atividade física.

  1. A gestação pode ocorrer no período que compreende os cinco dias anteriores até o dia da ovulação, no período chamado de “janela fértil”. Ter relações durante este período, todos os dias ou em dias alternados, é o recomendável para os casais que querem engravidar.
  2. A fertilidade diminui com a idade. Mulheres abaixo dos 30 anos têm em torno de 25% chance de gestação por mês, mas esta taxa cai para 5% após os 40 anos.
  3. A maioria dos casais obtém gestação em até um ano de tentativa. Se está tentando por 12 meses ou mais (ou seis meses, caso seja uma mulher com mais de 35 anos de idade) e não tem obtido sucesso, é hora de procurar um especialista para avaliar a fertilidade do casal.
  4. Vale lembrar que podem afetar a fertilidade:

- As infecções sexualmente transmissíveis;

- A caxumba após a puberdade em homens;

- Os testículos que não desceram para a bolsa escrotal;

- A síndrome dos ovários policísticos;

- A endometriose;

- As alterações do ciclo menstrual;

- Os poluentes ambientais;

- A exposição a alguns produtos químicos. 

  1. A fertilização “in vitro” tem suas limitações nos resultados e as taxas de sucesso caem à medida que a idade da mulher vai avançando, sendo - em média - 35% por ciclo em torno dos 35 anos e 10% entre os 40/44 anos.
  2. Os tratamentos de reprodução assistida podem ajudar casais inférteis, casais homoafetivos e pessoas que buscam uma gestação independente. Converse com um especialista sobre todas estas possibilidades.

Caso queira saber mais, entre em contato com o Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento. O local é formado por uma equipe multidisciplinar que busca atender diversos aspectos da vida reprodutiva, aliando competência, tecnologia e acolhimento.

Entre as áreas de atendimento do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida, estão:

1. Investigação das causas de infertilidade e seus tratamentos, abrangendo procedimentos cirúrgicos, fertilização “in vitro”, inseminação artificial, banco de gametas e diagnóstico genético embrionário;

2. Congelamento de gametas (sêmen e óvulos) em pacientes com câncer antes de iniciarem os tratamentos oncológicos, como quimioterapia e radioterapia, uma vez que alguns destes tratamentos podem levar à infertilidade;

3. Congelamento de óvulos em mulheres que desejam postergar a gestação ou são portadoras de doenças crônicas que podem comprometer a sua fertilidade futura;

4. Avaliação da fertilidade, por meio de consultas com especialistas em medicina reprodutiva para avaliação individualizada, coleta de exames laboratoriais, exames de imagem e reconsulta com orientações.

5. Doação de óvulos, procedimento indicado para mulheres que desejam gestar, mas que possuem uma reserva de óvulos muito baixa. 

Ficou interessado ou quer saber mais sobre o Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida? Agende uma consulta e tire suas dúvidas pelos telefones: (51) 3314-3434 ou (51) 3537-8476 e (51) 99896-3090. O endereço fica na Rua Tiradentes, número 333, Bloco B, 5° andar, em Porto Alegre (RS).

 

Fonte: A Dra. Isabel de Almeida (CRM 16091) é coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida e coordena o projeto “Valorize a sua Fertilidade”. 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90560-032
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. Padre Cacique, 2893 - Cristal, Porto Alegre - RS, 90810-240
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre