Durante a semana, já foi possível notar o frio da chegada do inverno no Sul do país. Nessa estação, surgem diversas doenças específicas que acometem grande parte da população. Por conta disso, alguns hábitos de cuidado com a saúde são fundamentais nessa época do ano. O chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Sérgio Brodt passa dicas importantes para que as doenças sejam evitadas.

Complicações que surgem com o Inverno

Nessa época de frio, o corpo passa por diversas alterações para conseguir manter uma temperatura estável, em torno de 36º C. A transmissão dos vírus da gripe e resfriados são mais comuns, pois a tendência é de as pessoas se aglomerarem com o frio e, muitas vezes, em locais pouco ventilados que propiciam a transmissão direta e indireta dos microrganismos, tanto vírus como bactérias.

      A transmissão direta acontece através de gotículas provenientes de espirros ou tosse que são inaladas. Já indiretamente se transmite por contato com objetos contaminados e posterior toque em áreas de mucosa nasal, oral e olhos.

      O ressecamento das vias aéreas é um fator importante na predisposição aos problemas respiratórios no frio. Existem muitas variáveis com relação a facilidade de adquirir uma infecção nessa época. Tanto questões imunológicas individuais, como doenças crônicas, SIDA, neoplasias, grau de nutrição e estresse podem influenciar no risco de infecção.

      Além das doenças infecciosas, em temperaturas baixas existe uma maior predisposição a complicações de doenças vasculares como angina, infarto, AVC e vasculopatia periférica devido à vasoconstrição associada ao frio.

Principais medidas

 

  • Hidratação oral – tomar em torno de 2 litros de água por dia;
  • Vestuário – usar gorros, mantas, e casacos de acordo com a temperatura;
  • Alimentação – com o frio o metabolismo corporal fica acelerado e necessita maior aporte de calorias. Recomenda-se alimentação saudável e balanceada;
  • Exercícios físicos – melhora a força muscular, capacidade; cardiorrespiratória, flexibilidade e estado de confiança e auto-estima;
  • Evitar lugares aglomerados e mal ventilados;
  • Lavar as mãos ou usar álcool gel em ambientes públicos;
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço ao espirrar;
  • Evite colocar mãos nos olhos, nariz e boca se não estiverem higienizadas;
  • Umidificadores de ar podem melhorar o ressecamento das vias aéreas;
  • Tomar a vacina da gripe.
Fonte: Sérgio Brodt (CRM 020152), chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1