No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes, sendo superado somente pelos acidentes e mortes violentas. Em 2014 (ano mais recente com informações compiladas) foram registradas 2.724 mortes por câncer infantojuvenil. No dia mundial do câncer, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 12.600 novos casos e sobrevida de 64% na faixa etária de zero a 19 anos no Brasil para 2017. Os cânceres infantojuvenis mais comuns são as leucemias, que representam o maior percentual (26%), seguido dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%). De acordo com a médica responsável pela Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Liane Daudt, as diferenças entre os cânceres infantis e de adultos consistem principalmente nos aspectos morfológicos (tipo do tumor), comportamento clínico (evolução) e localizações primárias. “Nas crianças e nos adolescentes, a neoplasia geralmente afeta as células do sistema sanguíneo, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação. Enquanto o câncer no adulto apresenta mutações, geralmente em decorrência de fatores ambientais. No câncer pediátrico ainda não há estudos conclusivos sobre a influência desse aspecto”, compara. A hematologista pediátrica acrescenta ainda:
“os cânceres infantojuvenis crescem mais rapidamente do que os dos adultos e tornam-se invasivos, porém, respondem melhor ao tratamento”.
Pais, familiares e cuidadores devem estar atentos às queixas das crianças e dos adolescentes. Na fase inicial, os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem se assemelhar a sintomas de doenças comuns da infância. Alguns sinais e sintomas: – Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea – Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção – Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna – Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos – Inchaço abdominal – Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias) – Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção – Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento – Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação
Pedrinho - Hospital Moinhos de Vento

Pedrinho é o personagem que integra a turma de mascotes da Pediatria do Hospital Moinhos de Vento.

A campanha do INCA para o Dia Mundial do Câncer, marcado no dia 4 de fevereiro, tem como tema este ano o câncer infantojuvenil. Saiba mais acessando o hotsite da campanha.
Fonte: Dra. Liane Daudt (CRM 19475), responsável pela Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1