A pandemia vivida desde 2020 evidenciou ainda mais a importância da vacinação para a prevenção de doenças. Pesquisadores de todo o mundo correram contra o tempo em busca de imunizantes que pudessem ajudar a combater a Covid-19 e hoje a vacinação avança em todo o mundo. O Dia Mundial da Imunização, celebrado em 9 de junho, lembra a importância deste ato que pode prevenir inúmeras doenças e salvar vidas.

Para Paulo Gewehr, médico infectologista e supervisor do Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento, a vacinação é uma das intervenções de saúde que mais salvou vidas na história da humanidade: “A imunização é fundamental para o controle de várias doenças, como sarampo, varicela, meningites, gripe e tétano. Existem muitas doenças das quais nem ouvimos falar mais, pois saíram de circulação graças à vacinação”, afirma. As vacinas foram muito importantes para o aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil.

Existem imunizantes que atuam também no combate a doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e HPV: “Podemos dizer que a imunização acaba prevenindo o câncer, pois a hepatite B pode evoluir para quadros de cirrose e câncer do fígado e o HPV a diversos tipos de câncer, como o de colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe”, alerta o médico. 

Como funciona o processo de criação de uma vacina

Gewehr explica que para produzir uma vacina é preciso ter informações sobre o vírus ou a bactéria para o qual pretende-se criar a imunização. Os métodos mais modernos fazem uma análise do agente infeccioso por meio de mapeamento genético, mostrando quais são os alvos a serem atacados: “Existem diferentes formas de produzir essa substância. Após, ao entrar em contato com ela, o organismo desenvolve imunidade por meio das células de defesa e dos anticorpos. É como se houvesse a simulação de uma infecção e o organismo aprendesse a se defender, para caso encontre aquele agente no futuro já esteja preparado para evitá-la”, ensina.

A caderneta de vacinação deve estar em dia em todas as fases da vida, desde o nascimento até a terceira idade. Isso é importante para proteger a saúde de cada indivíduo e também para a proteção em grupo: “Vacinando o maior número de pessoas possível podemos tentar evitar uma pandemia, eliminar e até erradicar uma doença. Quanto mais pessoas receberem a vacina e estiverem com a vacinação em dia, melhor será para elas e para as pessoas ao redor, incluindo a sua família”, lembra o infectologista.

Ele afirma que as vacinas são seguras e eficazes e estão entre as classes de medicamentos mais seguras da atualidade. Quem tiver dúvidas sobre a imunização deve procurar um médico, que poderá orientar sobre o calendário vacinal em cada fase da vida.   

Onde e quando surgiram as vacinas?1

A história das vacinas começou na China, no século XVI, onde encontram-se os primeiros registros de um método de imunização, conhecido como variolação. A varíola foi uma das doenças mais letais da história. Em 1796, o médico britânico Edward Jenner aprimorou esse método, realizando estudos a partir da varíola bovina e desenvolvendo a primeira vacina do mundo. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a erradicação da varíola no mundo.

Núcleo de Vacinas Hospital Moinhos de Vento completa 15 anos

O Hospital Moinhos de Vento inaugurou em 2006 a Clínica de Vacinas, hoje chamada de Núcleo de Vacinas, localizado na Unidade Iguatemi. Atualmente, o núcleo conta também com um espaço na unidade Hub Canoas. Alinhado ao calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), o núcleo dispõe de todas as vacinas propostas pelo órgão. Em 2021 o serviço completou 15 anos, reafirmando a importância da vacinação para a promoção da saúde.

Fonte: Paulo Gewehr, médico infectologista e supervisor do Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento.

 Referências1:

FEIJÓ, Ricardo Becker; SÁFADI, Marco Aurélio P. Imunizações: três séculos de uma história de sucessos e constantes desafios. J. Pediatr. (Rio J.) vol.82 no.3 suppl.0 Porto Alegre Julho de  2006. p.02. 

SBHC - Sociedade Brasileira de História da Ciência. A História da Ciência no Caso das Vacinas. Disponível: <https://www.sbhc.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=860>. Acesso em 21 de maio de 2021.

FIOCRUZ. Conheça a história das vacinas. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1738-conheca-a-historia-das-vacinas Acesso em 06 de junho de 2021.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1