“No Dia Internacional da Tireoide, cuide bem da sua! Lembre-se que a prevenção e o acompanhamento regular são os melhores aliados em qualquer condição de saúde”, destaca Eveline Predebon Morsch, Médica Endocrinologista responsável pelo Ambulatório de Tireoide no Hospital Moinhos de Vento.

 

A tireoide é uma glândula fundamental para o equilíbrio e manutenção do organismo. Localizada na região do pescoço, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são capazes de controlar, entre outras coisas, o peso corporal, os batimentos cardíacos, a memória, a concentração, o funcionamento intestinal, os ciclos menstruais, o humor e até as emoções.

 

Algumas doenças da tireoide são:

 

Hipertireoidismo – É causado por excesso dos hormônios T3 e T4. Essa sobrecarga hormonal pode provocar sintomas como emagrecimento, diarreia, aceleração do coração, agitação, quadros de ansiedade, nervosismo, insônia e intolerância ao calor.

 

Hipotireoidismo – Há uma queda na produção dos hormônios T3 e T4. Sintomas comuns são diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, leve ganho de peso, constipação, alteração no ciclo menstrual, mudanças de humor, depressão. Um tipo especial e severo da doença, o hipotireoidismo congênito, pode ser detectado ainda nos primeiros dias de vida, através do teste do pezinho.

 

Tireoidite de Hashimoto – É uma doença autoimune na qual anticorpos produzidos pelo próprio organismo atacam as células tireoideanas, causando inflamação. Ela é a causa mais frequente de hipotireoidismo.

 

Nódulos de Tireoide – São áreas sólidas ou císticas (líquidas) que se formam dentro da glândula, podendo ou não alterar a função hormonal. São muito comuns, especialmente em mulheres, e a chance de desenvolvê-los aumenta com a idade. Cerca de 95% dos nódulos são benignos, mas é importante uma correta avaliação para detectar os casos de câncer.

 

Câncer de Tireoide – Pode ocorrer em ambos os sexos e em todas as faixas etárias, inclusive na infância. É atualmente o quinto câncer mais comum em mulheres. O câncer costuma surgir em um nódulo, portanto é fundamental a avaliação correta dos nódulos para permitir diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

Fale com o seu médico!

O diagnóstico e acompanhamento com endocrinologista é fundamental para o manejo de qualquer alteração desta glândula tão importante, principalmente em casos mais graves como o câncer.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1