O Dia da Consciência Ecológica, 22.12, visa conscientizar sobre a sustentabilidade, através da adoção de práticas para defender as matas, frear o aquecimento global e a produção excessiva de resíduos. Em alusão a data, destacamos algumas das ações que o Hospital Moinhos de Vento realiza e como você também pode ajudar o meio ambiente. Confira:

1. Separação correta de resíduos: 

Ciente do seu papel na redução do impacto ambiental, o Hospital foi pioneiro no segmento hospitalar ao adotar a gestão auto sustentável de parte dos seus resíduos. Todos os meses, 170 toneladas de resíduos são geradas no hospital, parte destes materiais são transformados em insumos que retornam para uso na própria Instituição. Assim, frascos usados de soro viram sacos de lixo e materiais impressos se transformam em papel higiênico, deixando de serem depositados na natureza. 

Separar corretamente os resíduos recicláveis, comuns e orgânicos é uma atitude simples, mas que contribui muito para diminuir o impacto ambiental. Os recicláveis, podem retornar para a cadeia produtiva por meio da segregação nas cooperativas. E os orgânicos, que são a maioria dos resíduos presentes nos aterros sanitários, podem ir para uma composteira doméstica.

Outro alerta é para os produtos que precisam ter uma logística reversa, que é o caso das pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos vencidos e produtos eletroeletrônicos. A responsabilidade de devolvê-las corretamente é de todos!

2. Reaproveitamento de materiais recicláveis:

Reciclar e reutilizar! Virou moda o famoso “do lixo ao luxo” ou os “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) que transformam materiais que seriam descartados em decorações ou novos utensílios de casa. Uma garrafa pet, por exemplo, se torna um vaso de flor, ou até uma lata de achocolatado como porta treco. 

Basta utilizar a criatividade, e um resíduo se torna algo lindo. Além de preservar o meio ambiente, o artesanato também contribui para a saúde mental, é um hobby e também pode ser uma fonte de renda extra. 

Devido à pandemia, com o distanciamento e isolamento social, muitas pessoas não vão conseguir comprar os presentes de Natal este ano. O artesanato com produtos reciclados é uma dica de lembrança personalizada que você pode fazer em casa. 

3. Transformação do resíduo orgânico em composto: 

No Hospital, os restos de alimentos são triturados e colocados na composteira natural, localizada no Bosque. Essa compostagem, após o processo biológico, se transforma em um composto rico em nutrientes que é usado na horta e na estufa agrícola. 

Você também pode fazer uma composteira doméstica e destinar corretamente as cascas, talos e restos de verduras, frutas, cascas de ovos, borra de café, filtro de café e rolinho de papel higiênico. Assim, além de contribuir para reduzir a quantidade de resíduos nos aterros, você também evita a emissão de gases de efeito estufa. E pode utilizar o composto como adubo no jardim.

4. Cultivo de hortaliças, chás e árvores frutíferas:

Desde junho deste ano, o Hospital conta com uma estufa agrícola onde são produzidas diferentes hortaliças. Ela abastece parcialmente o bistrô, a creche e a produção de alimentos, bem como é um instrumento de educação ambiental para todos. No espaço, são semeadas verduras, frutas e também árvores. Os brotos são distribuídos para os colaboradores, escolas e centros sociais de Porto Alegre, incentivando o plantio e o cultivo.

O cultivo delas é simples: quando fizer o preparo dos seus alimentos, separe as sementes e as cultive. Em poucos dias, você terá uma muda na sua casa.

5. Bosque Sustentável: 

O Bosque Schwester Ires Spier tem mais de 700 árvores, muitas delas com décadas de existência. É um refúgio para diversas espécies de aves e para os visitantes, pacientes e colaboradores que buscam um momento de descanso e contato com a natureza. O espaço tem um papel fundamental na redução das emissões dos gases de efeito estufa, servindo como estoque de carbono.

Você também pode plantar árvores em sua casa! Além de contribuir com o meio ambiente, também terá um paraíso pessoal e poderá desfrutar de uma boa sombra e, se for frutífera, dos alimentos naturais.  

6. Uso de bicicleta como meio de transporte:

O bicicletário do Moinhos foi inaugurado com o objetivo de incentivar a prática entre os colaboradores. Além disso, a caminhada, o transporte público ou sistema de caronas são formas de diminuir a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a quantidade de gases do efeito estufa. 

7. Diminuição do consumo de água e energia:

No Hospital, todas as torneiras e chuveiros tem redutor de vazão. O que diminui a quantidade de água utilizada, gerando economia. O desperdício de água é um problema que preocupa o mundo, por isso, faça a sua parte: feche a torneira quando não estiver usando, opte por banhos mais rápidos e lave a calçada com água utilizada na limpeza das roupas, por exemplo. 

Outra dica é a substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de LED. Além da durabilidade, também proporcionam economia. Desligar a luz e ar condicionado quando fora do ambiente é algo que todos podem fazer.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1