O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a prática da telemedicina em 2022, com a Resolução nº 2.314/2022. Mas o debate sobre o tema já vinha acontecendo há mais tempo e sua necessidade de implantação foi evidenciada durante a pandemia de Covid-19, ao levar assistência às cidades do interior e contribuir para a redução da alta demanda nas metrópoles. Entretanto, parte da população ainda tem dúvidas a respeito de como funciona a telemedicina, no dia a dia. Pensando nisso, o blog Saúde e Você conversou com o Dr. Felipe Cezar Cabral, gerente médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, para compreender melhor este assunto.
Como é o passo a passo da consulta on-line?
Dr. Felipe Cezar Cabral - O paciente agenda a consulta através de uma plataforma digital (site ou aplicativo do Moinhos) ou pelo telefone (51) 3314-3434. Normalmente, escolhe-se o especialista, data e hora conforme a disponibilidade. Se a empresa tiver o serviço de telemedicina ou o plano de atendimentos pelo site, terá acesso ao pronto atendimento virtual através do computador ou telefone. Nesse caso não precisa agendar consulta.
Como o paciente confirma o atendimento agendado?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Após o agendamento, o paciente recebe uma confirmação da consulta com instruções sobre como acessar a consulta (com links de videochamada e requisitos técnicos).
Quais são as preparações necessárias antes da consulta?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Antes da consulta on-line, o paciente deve preparar um local silencioso e privado. É importante ter uma boa conexão à internet e um dispositivo com câmera e microfone.
Como é a teleconsulta, na prática?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Na hora marcada, paciente e médico se conectam via videochamada. O médico realiza a anamnese (entrevista médica), discute sintomas e pode solicitar exames adicionais ou prescrever tratamentos.
É possível receber prescrições médicas?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Sim, após a consulta o paciente recebe prescrições e recomendações por e-mail.
Quais são as maiores diferenças entre a consulta on-line e a presencial?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Entre as maiores diferenças, estão:
- agendamento e acesso: a teleconsulta elimina a necessidade de deslocamento, o que pode ser mais conveniente e rápido.
- interatividade: a consulta online depende da tecnologia; o tempo de espera tende a ser menor.
- exame físico: chama-se de telepropedêutica, com o qual podemos realizar exame à distância e chegar a diagnósticos e tratamentos com segurança.
Quais são as indicações e limitações da consulta on-line?
Dr. Felipe Cezar Cabral - A consulta on-line é ideal para o acompanhamento de condições crônicas, consultas psicológicas, orientações nutricionais e discussão de resultados de exames. Muitas doenças agudas também podem ser avaliadas, como dor à deglutição, doenças de pele, infecção urinária, etc.
Em contrapartida, não é indicada para emergências, condições que requerem exame físico detalhado ou procedimentos cirúrgicos.
Quais são as vantagens para os pacientes com a telemedicina?
Dr. Felipe Cezar Cabral - Entre as vantagens, estão:
- a conveniência e economia de tempo: com acesso a especialistas sem deslocamento.
- maior acessibilidade: sendo uma grande opção para pessoas que vivem em áreas remotas ou com mobilidade reduzida.
- segurança: uma vez que reduz o risco de exposição a infecções em ambientes hospitalares.
Quais serviços o Hospital Moinhos de Vento oferece via telemedicina?
Entre as opções, o Hospital Moinhos disponibiliza serviços de Amamentar a Domicílio e TeleCOVID, além de ambulatórios digitais de:
- Nutrição;
- Cardiologia;
- Diabetes;
- Sono.
Fonte: Dr. Felipe Cezar Cabral (CRM 32228) é gerente médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento.