As tecnologias digitais estão encontrando novas aplicações na medicina de acordo com sua evolução. Atualmente existem diversos softwares e aplicativos disponíveis para pacientes e médicos em diversas especialidades. Os médicos do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Felipe Cabral, Dra. Alessandra Morelle e Dr. Pedro Schestatsky apresentam algumas das tecnologias digitais disponíveis na área da saúde.

Telemedicina Pediátrica

São diversas as vantagens de utilizar o recurso de telemedicina pediátrica. Com ela, é possível acontecer a troca de informações entre médicos e pacientes à distância. O recurso amplia o contato, possibilitando que médicos de referência alcancem o atendimento de populações longe de grandes centros urbanos. Além disso, a tecnologia a distância oferece uma série de benefícios, como: redução do deslocamento dos pacientes, facilitação na realização de exames, melhoria na qualidade dos laudos emitidos, otimização dos recursos para prevenção e tratamento de doenças e a maior possibilidade que médicos participem de programas educacionais. Na pediatria, a utilização da telemedicina permite que o profissional acompanhe a criança em toda a sua fase de desenvolvimento, independentemente da localidade em que os dois se encontram. O Hospital Moinhos de Vento realiza atendimentos por telemedicina para instituições de Tocantins, Ceará e Rio de Janeiro.

Oncologia

Para a especialidade de Oncologia, existem aplicativos de monitoramento. Softwares, como o Tummi, possibilitam um poder de reação maior aos profissionais da saúde a partir de uma espécie prontuário clínico online. A coleta de informações é fundamental para o atendimento na área, por conta disso o auxílio das tecnologias digitais é cada vez mais necessário. Com tecnologias, podemos encontrar dados melhores para qualificar o atendimento e reduzir os riscos do tratamento. Além disso, o paciente fica menos ansioso e se sente mais seguro. O Tummi é um aplicativo de acompanhamento oncológico, com linguagem acessível e interface amigável. Com o software, é possível que o paciente registre sintomas, monitore os medicamentos e agende seus compromissos. No aplicativo, o médicos podem consultar um relatório completo, com o resumo do comportamento do paciente. Para mais informações, acesse.

Neurologia

Para a área de Neurologia existem uma série de tecnologias digitais disponíveis. Atualmente, são mais de 40 mil apps, além de dezenas de wearables, que permitem ao usuário acompanhar diariamente sua saúde. Novas ferramentas mais acessíveis e fáceis de usar, tornando o paciente um ser proativo, e não mais reativo.

Aplicativos e wearables podem monitorar e beneficiar a função cerebral, podendo detectar convulsões e tremores, auxiliando no diagnóstico de epilepsia e doença de Parkinson. Além disso existe um sensor continuo implantável de glicose que ajuda a prevenir doença de Alzheimer.

Outros recursos disponíveis são o genoma e o microbioma. O genoma detecta os elos genéticos frágeis com o objetivo de prever doenças neurodegenerativas. Já o microbioma detecta a causa da inflamação sistêmica, que por sua vez prejudicam o cérebro, além de personalizar dietas que melhoram a atividade cerebral.

 
Fonte: Dr. Felipe Cabral (CRM 32228), coordenador da Telemedicina Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento Dra. Alessandra Morelle  (CRM 22564), médica do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento Dr. Pedro Schestatsky (CRM 25102), médico do Serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1