Existem diferentes tipos de teste para diagnosticar o novo coronavírus. Alguns podem identificar se a pessoa teve a covid-19 e outros se o pacientes ainda está com o vírus. Para explicar quais são os exames disponíveis e quando cada um deles é recomendado, convidamos o Dr. Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico e Coordenação Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, e membro do Comitê Científico da GINA.
Atualmente existem três tipos de diagnósticos e cada um deles apresenta uma característica única. Confira:
A vantagem do teste IgG e IgM é a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. O exame identifica se a pessoa já entrou em contato e se está com o vírus. É realizado através da coleta de uma gota de sangue (picada na ponta do dedo do paciente) para análise e laudo na hora.
Verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas, porque a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. A coleta do material para análise consiste em um amostra de sangue do paciente.
Este exame constata se o vírus está ativo no organismo. O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. A coleta de material é obtida através da raspagem da nasofaringe.
Os exames estão disponíveis para todos os pacientes que desejam saber se em algum momento foram expostos ao vírus. “Em relação à precisão dos testes, tanto o teste rápido quanto o RT-PCR são bastante específicos, ou seja, tem probabilidade >95% de infecção se teste positivo. Em relação aos testes negativos, a acurácia varia mais de acordo com o período da doença, sendo que o RT- PCR tem menos falsos negativos na primeira semana de sintomas enquanto que o teste rápido rápido tem cerca de 20% de falsos negativos no período recomendado de coleta do mesmo”, conclui o especialista.
O Hospital Moinhos de Vento realiza dois tipos de exames para detectar a Covid-19: o Teste Rápido IgG e IgM e o RT-PCR.
Os exames são realizados na Sede (Rua Ramiro Barcelos, 910 - Porto Alegre). Informações pelo telefone/whatsapp (51) 3314.3434 ou agendamento online, clicando aqui.
Fonte: Dr. Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico e Coordenação Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, e membro do Comitê Científico da GINA, e Vanderléia da Rocha Scharb Cereser, Coordenadora das Unidades Externas do Hospital Moinhos de Vento.
Bloco A e Bloco C – Rua Ramiro Barcelos, 910 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90560-032
Ver no mapaBloco B – Rua Tiradentes, 333 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90035-001
Ver no mapaRua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90560-032
Ver no mapaAv. Padre Cacique, 2893 – Cristal, Porto Alegre – RS, 90810-240
Ver no mapaAv. João Wallig, 1800 – 3º andar – Passo d'Areia, Porto Alegre – RS, 91349-900
Ver no mapaAv. Getúlio Vargas, 4841 – Centro, Canoas – RS, 92010-010
Ver no mapaRua Coronel Aparício Borges, 250 - 3º andar - Teresópolis, Porto Alegre - RS, 90870-016
Ver no mapaRua Ramiro Barcelos, 630 – 5º andar – Floresta, Porto Alegre – RS, 90035-001
Ver no mapa