A pandemia fez com que a população acompanhasse com muita expectativa o trabalho de pesquisadores em todo o mundo, dedicados à busca de vacinas contra a Covid-19 ao longo de 2020. Fundamental no apoio ao desenvolvimento de novos tratamentos e vacinas para diversas doenças -inclusive a Covid-19-, a pesquisa clínica é uma importante etapa deste processo. Por meio de rigorosos estudos clínicos realizados com seres humanos, é possível avaliar a eficácia e a segurança de novas terapias. 

 

A área tem uma data especial em sua homenagem: em 20 de maio celebra-se o Dia Internacional da Pesquisa Clínica. “A pesquisa clínica é a chave para o avanço da medicina. Todos os novos tratamentos disponíveis para os pacientes vieram de estudos clínicos”, lembra Pedro Isaacsson Velho, médico oncologista e Head de Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos de Vento. O Hospital Moinhos conta com um espaço totalmente dedicado ao tema: o Centro de Pesquisa Clínica.

 

Pesquisas em diversas áreas têm participação de dezenas de pacientes 

 

Atualmente o Centro desenvolve dezenas de protocolos de pesquisa, realizados em parceria com a indústria farmacêutica e também de iniciativa do investigador (quando o próprio pesquisador desenha o estudo e busca o financiamento para executá-lo). São diversos estudos nas áreas de oncologia, gastroenterologia, reumatologia, dermatologia, pneumologia e cardiologia, que contam com a participação de cerca de 70 pacientes por mês. Além disso, o Hospital integra diversos estudos sobre a Covid-19. 

 

Dr. Pedro Isaacsson Velho conta que o Hospital participa das pesquisas com as terapias mais promissoras do mundo em diversas áreas: “Entre essas, há uma linha de pesquisa própria do HMV estudando o uso de testosterona em altas doses em pacientes com câncer de próstata. Dois estudos foram desenvolvidos na instituição, e começaram a recrutar pacientes em outros centros de pesquisa no país”, lembra. 

 

Um deles avalia biomarcadores de resposta à terapia com testosterona em pacientes com câncer de próstata resistente à castração, e também recruta pacientes no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Outra pesquisa avalia o uso de testosterona em altas doses, associada a um agente antiandrogênico chamado darolutamida, e é coordenado pelo Moinhos com recrutamento de pacientes em mais oito centros de pesquisa do país, incluindo o Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre outros. Na mesma linha de pesquisa, em parceria com o Johns Hopkins Medicine International, outro estudo avaliará a terapia com testosterona associada a uma medicação já aprovada para câncer de próstata, o Radium-223. Os pacientes passarão a ser recrutados em julho de 2021 nos centros dos dois países. 

Outros dois estudos, na área de gastroenterologia, irão avaliar a eficácia e a segurança do medicamento Mirikizumabe em pacientes com Doença de Crohn moderada a grave em atividade, que apresentaram resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância à terapia com corticoides, imunomoduladores ou imunobiológicos. O Hospital Moinhos de Vento coordena a pesquisa, que também recruta pacientes em outros centros do país.

Novas e modernas instalações para a pesquisa 

 

O Instituto de Pesquisa, ao qual o Centro de Pesquisa Clínica é vinculado, teve novas instalações inauguradas em janeiro. As estruturas, modernas e alinhadas aos melhores centros de pesquisa clínica do mundo, contemplam novas áreas físicas. O Centro conta com consultórios, sala de infusão e farmácia próprias de medicamentos de pesquisa, áreas de apoio e um amplo espaço para os profissionais conduzirem seus estudos. 

 

Os colaboradores, divididos em corpo técnico e administrativo, são treinados a receber, aprovar e conduzir os projetos de pesquisa. Atualmente há 30 pesquisadores com estudos em andamento. “O HMV agora se inseriu mundialmente entre as instituições que participam da construção do conhecimento médico, ajudando a desenvolver novas terapias para a melhora da saúde de todos”, coloca o médico.  

 

 

Capacitação gratuita para profissionais que trabalham com pesquisa clínica

 

Para o desenvolvimento da pesquisa clínica de alto nível, é primordial formar e qualificar os profissionais envolvidos nos processos. Com esta finalidade, o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, desenvolvem atividades para auxiliar na formação qualificada de profissionais na área. Há três anos são realizados cursos e capacitações gratuitas, que já emitiram mais de 13 mil certificados. 

 

Atualmente 12 cursos recebem inscrições, com temas como gerenciamento e conclusão de estudo, ética em pesquisa clínica e introdução à epidemiologia clínica. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis no site https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/pesquisaclinica

Outra possibilidade é o curso “Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica – 3ª edição on-line”, que está com inscrições abertas até o dia 25 de maio. A capacitação é destinada a profissionais com graduação completa na área da saúde, que exerçam atividade como coordenador de estudo em centro de pesquisa clínica ou como coordenador de centro de pesquisa clínica em instituição pública ou pertencente à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC). Havendo vagas remanescentes as mesmas serão destinadas a profissionais de instituição privada sem fins lucrativos. As inscrições, descrição das atividades e pré-requisitos para as vagas estão disponíveis neste site

A líder do projeto, Renata Kochhann, lembra que a pandemia evidenciou para a sociedade a importância da pesquisa clínica, pela qual novos tratamentos e vacinas são rigorosamente avaliados a fim de serem aprovados e disponibilizados para a comunidade: “O projeto tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nessa área no país e também viabilizar a disponibilização deste conhecimento a quem tiver interesse através de cursos gratuitos e de excelente qualidade”, finaliza. 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1