Já é reconhecido que o sedentarismo, a obesidade, o estresse e o tabagismo estão entre os fatores que podem causar doenças cardíacas. Para evitar disfunções cardiovasculares, várias medidas preventivas podem ser tomadas. A principal delas é a prática de exercícios físicos regularmente, o que auxilia o coração a ficar mais resistente e evitar o acúmulo de gordura nas artérias coronárias. 

 

O hábito ajuda a reduzir os níveis de colesterol, principalmente o LDL (considerado ruim) e os triglicerídeos. “Existem diferentes mecanismos pelos quais isso acontece, como um maior consumo do colesterol pelos músculos e uma maior eliminação pelo fígado. Exercícios físicos também auxiliam na redução da pressão arterial e fazem com que a pessoa tenha mais massa muscular e menos massa gorda”, explica a Dra. Carisi Polanczyk, chefe do serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. 

 

Nunca é tarde para começar

Estabelecer uma rotina de exercícios é difícil, mas o Dr. Charles de Moraes Stefani, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento, dá uma dica: “a melhor forma de sair do sedentarismo é buscar o exercício que se gosta, pois o prazer irá manter a aderência. Se iniciar algum exercício e não gostar, mude!”.

 

Conforme o especialista, o recomendado é realizar 150 minutos semanais de exercícios aeróbios e pelo menos uma sessão de exercícios resistidos (musculação). Para aqueles que possuem problemas cardíacos, a intensidade precisa ser menor. 

Consultar um médico ajuda a estabelecer uma rotina que respeita a limitação de cada indivíduo. “Exercícios físicos são sempre bem-vindos, desde que orientados por profissionais com conhecimentos teóricos e experiências práticas no tema. Chamo atenção ao conceito de avaliação pré-participação de exercício, que compreende entrevista com exame físico específico e talvez exames complementares antes de realizar a atividade regular”, explica o cardiologista.  

 

Exercícios durante a pandemia

Para ajudar com algumas dicas para se exercitar corretamente no verão e durante a pandemia, o especialista destaca: 

 

  • Caso realize atividades ao ar livre, evite aglomerações e opte pelo horários antes das 10h ou após as 16h;
  • Consumo de água potável e sem gás, entre dois a três litros por dia, precisa ser antes, durante e após os exercícios;
  • Aplique protetor solar a cada duas horas;
  • Use óculos, bonés, roupas leves e tênis confortáveis;
  • É importante manter o uso de máscara e trocá-las a cada duas horas. O indicado é usar um modelo confortável e no tamanho adequado.

 

“O exercício físico adequado pode combater a ‘pandemia do sedentarismo’, a ‘pandemia da obesidade’, mesmo durante a verdadeira pandemia da covid-19", conclui o especialista.    

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1