A insuficiência cardíaca é uma condição grave em que o coração apresenta dificuldades em funcionar. Normalmente se manifesta em indivíduos que tiveram alguma doença como um infarto do miocárdio ou ataque cardíaco, pressão arterial elevada ou doença das artérias coronárias. Essas podem provocar lesões ou demandar um esforço em demasia do coração. A insuficiência pode se manifestar de duas formas: na primeira, o coração não consegue bombear de forma adequada o sangue para o resto do organismo; na segunda, o coração não consegue se encher com a quantidade de sangue ideal. Apesar de se desenvolver em qualquer idade, essa condição é mais comum em idosos, sendo uma das principais causas de internações de pessoas com mais de 65 anos de idade. O coração é um órgão que atua como se fosse uma bomba. No lado direito ele recebe o sangue fraco em oxigênio e encaminha para os pulmões. Nesse órgão ele é oxigenado, repassado de volta para o coração, que o envia para o resto do organismo. Com o tempo o coração perde a capacidade de ficar mais espesso. Assim, suas paredes acabam cedendo e o órgão aumenta de tamanho. Nessa situação, a capacidade de bombeamento de sangue acaba comprometida, fazendo com que o fornecimento de nutrientes e oxigênio ao organismo se torne insuficiente.  

Sintomas

Alguns sinais devem ser observados, pois podem indicar o desenvolvimento de uma insuficiência cardíaca. Alguns sintomas percebidos pelo paciente podem ser cansaço, fadiga e acúmulo de líquido nos pulmões e outras partes do corpo, como as pernas e o abdômen. Em casos de dor torácica persistente; falta de ar grave e persistente; desmaios; frequência cardíaca rápida; agravamento das palpitações; aumento súbito de peso (mais de 2kg em três dias); inchaço progressivo ou dor abdominal; ou agravamento da tosse, procure seu médico. No entanto, existem meios de investigar e controlar a doença. O acompanhamento constante de um profissional especializado é essencial para o controle da enfermidade.  

Tratamento

O tratamento para a insuficiência cardíaca conta com a administração de medicamentos; procedimentos cirúrgicos para desobstrução das artérias; implante de dispositivos para manter um fluxo sanguíneo contínuo e contração regular do coração (marcapasso, stent, cardioversores desfibrilhadores, dispositivo de assistência do ventrículo esquerdo). Em casos mais críticos o médico responsável pode indicar um transplante cardíaco, uma cirurgia valvular ou a colocação de um enxerto de bypass de artéria coronária (o fluxo sanguíneo é redirecionado em torno da área obstruída da artéria)
O serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para atender todas as situações, do paciente crônico ao pré-operatório.
Fonte: Portal Heart Failure Matters Validação: Dra. Carisi Anne Polanczyk (CRM 19229), chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1