Manter-se hidratado é uma prerrogativa quando se fala em saúde, sendo medida recomendada por unanimidade por médicos e nutricionistas. Equilibrar a quantidade de sódio e outros elementos, além do pH, causam certa dúvida na hora de escolher o produto nas gôndolas do supermercado. A água é a substancia mais abundante no nosso organismo, sendo um componente essencial de todos os tecidos (vivos). Apesar de não possuir caloria e nutrientes, a falta dela pode causar sérios problemas, podendo levar a morte. Um adulto pode viver até 10 dias sem a ingestão do liquido, já crianças podem viver apenas 5 dias sem beber água. Em comparação, uma pessoa saudável pode sobreviver várias semanas sem ingerir alimento. A importância da hidratação pode ser percebida pelas diversas funções que exerce no nosso organismo: na digestão atua na absorção e transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. A água auxilia ainda na manutenção da temperatura corpórea e proporciona uma camada protetora para as células. Sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.  

O que observar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define que o limite aceitável de sódio em águas minerais é de 600 mg/l. Apesar de os produtos disponíveis no mercado apresentarem valores de sódio menores do que a Anvisa preconiza, pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares e renais devem procurar produtos com menor teor do componente. Mas não é somente o sódio que deve ser observado, outros indicadores como o pH também devem ser levados em consideração. O “potencial hidrogeniônico” (pH) é uma escala que mede o nível de acidez da água. De uma escala que vai de 1 a 14, a recomendação é que o pH da água potável varie de 7 a 10, de forma que valores de pH menores que 7 representam caráter ácido, maiores que 7 representam caráter básico e igual a 7 é neutro.  

Leia o rótulo. Quanto menor o percentual destas substancias, melhor:

– Sódio – Cloreto – Vanádio – Sulfato – Bário – Nitrato – Zinco – Lítio  

Por que beber água é importante?

– Absorção e transporte de nutrientes e glicose: ajuda na condução dessas substâncias pela corrente sanguínea e no envio delas para as diversas áreas do organismo. – Perda de peso: proporciona sensação de saciedade (beber dois ou três copos de água antes da refeição ajuda a reduzir o apetite). – Infecções: por estimular as idas ao banheiro e esvaziamento mais frequente da bexiga, a água auxilia na limpeza do trato urinário, favorecendo a prevenção de infecções urinárias. – Contra a constipação: em ação conjunta com as fibras alimentares, o líquido participa da formação e hidratação do bolo fecal. Com isso, evita o ressecamento dele e a constipação intestinal. – Já no aparelho respiratório, facilita seu funcionamento, pois dilui o muco e ajuda a expectorar os resíduos pulmonares. – Regula a temperatura do corpo durante as atividades físicas ou quando o clima está muito quente. A água é liberada pela transpiração para ajustar a temperatura e evitar que nosso organismo esquente excessivamente ou sofra mudanças térmicas bruscas.
Fonte: SIS.SAÚDE – Sistema de Informação em Saúde Validação: Dr. Renato George Eick (CRM 21039), chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1