Recentemente, o Brasil foi impactado pela notícia de que uma juíza, de 34 anos, havia morrido após sofrer complicações decorrentes de uma coleta de óvulos para fertilização in vitro, na Grande São Paulo. O caso, que ainda está sendo investigado, levantou uma série de dúvidas em relação ao procedimento e a seus possíveis riscos. Para esclarecer o tema e tranquilizar as futuras mamães, o Blog Saúde e Você entrevistou a Dra. Isabel de Almeida, coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento. 

Como é o ciclo do ovário?

Dra. Isabel de Almeida - Em um ciclo natural, o ovário libera um óvulo por mês. Caso este óvulo não seja fertilizado pelo espermatozoide, em 24 horas, ele perde sua viabilidade. A mulher menstrua alguns dias após e um novo ciclo se inicia.

É possível estimular a liberação de mais de um óvulo por mês?

Dra. Isabel de Almeida - Sim. Nos processos de congelamento de óvulos ou fertilização in vitro, os ovários são estimulados com medicações hormonais para que liberem vários óvulos, a fim de aumentar as chances de sucesso destes procedimentos. Nestas situações, após vários dias de estímulo medicamentoso e realização de ecografias transvaginais, a coleta dos óvulos é marcada.

Passo a passo, como é feita a coleta de óvulos?

Dra. Isabel de Almeida - Neste dia, a mulher comparece ao Centro de Fertilidade em jejum e, após avaliação da enfermagem e assinatura dos termos de consentimento, ela é encaminhada para a sala de procedimentos. Neste ambiente, o anestesista dará início ao processo de sedação e o médico fará a punção dos ovários, utilizando uma agulha fina guiada por ecografia transvaginal. 

Posteriormente, os óvulos aspirados serão entregues ao laboratório, onde embriologistas darão seguimento aos processos de congelamento e fertilização. Após o término da punção, a paciente irá para a sala de recuperação, onde seguirá sendo monitorada até sua completa recuperação, quando poderá ir para casa com seu acompanhante.

Quais são os riscos relacionados à coleta de óvulos?

Dra. Isabel de Almeida - Os riscos associados ao procedimento de coleta de óvulos estão relacionados a sangramento, infecções e reação a alguma medicação anestésica. Entretanto, estes riscos são muito baixos, ocorrendo em menos de 1% das situações.

Os casos de sangramento são causados pela passagem da agulha no trajeto de algum vaso sanguíneo e usualmente se resolvem apenas com uma compressão no local, com gaze. Acidentes causados por lesão de vasos mais calibrosos são extremamente raros, ocorrendo em 0,07% dos casos.

Pode-se dizer que a coleta de óvulos é um procedimento seguro?

Dra. Isabel de Almeida - Sim, o procedimento de coleta de óvulos utilizando agulha guiada pelo ultrassom é uma técnica bastante segura; utilizada desde 1985. Ela permite retirar com segurança os óvulos do interior do ovário para que possam ser utilizados na reprodução assistida.

Caso queira saber mais sobre o assunto, marque uma consulta com a equipe do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, pelos telefones: (51) 3314-3434 ou (51) 3537-8476 e (51) 99896-3090. O endereço fica na Rua Tiradentes, número 333, Bloco B, 5° andar, em Porto Alegre (RS).

Fonte: A Dra. Isabel de Almeida (CRM 16091) é coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida e coordena o projeto “Valorize a sua Fertilidade”.

Agradeçemos pela sua inscrição!