O excesso do consumo de cigarro bem como a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas pode trazer diversos danos para sua saúde, inclusive para o coração. De acordo com Carisi Polanczyk, chefe do Serviço Médico de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, dentre os fatores de risco para doenças cardíacas, fumo é considerado o pior e o que está mais vinculado a doenças cardiovasculares em fases iniciais.   “O uso contínuo do cigarro faz com que as células que revestem os vasos sanguíneos e que deveriam impedir a formação de coágulos e de depósito de gorduras, tornem-se rugosas, favorecendo o que deveriam evitar: o acúmulo de colesterol”, explica a cardiologista. Parar de fumar pode ter um efeito imediato para a saúde do coração: no primeiro mês sem o cigarro a chance de uma pessoa ter um infarto ou um AVC diminui muito.   Para a pessoa abandonar o tabagismo o primeiro e mais importante passo é a conscientização. “É preciso entender e aceitar os malefícios do cigarro, querer parar de fumar, para se obter melhores desfechos clínicos. Após a etapa inicial, pode-se associar um tratamento com medicação ou substituição por nicotina. A taxa de sucesso aumenta muito quando se utiliza medicamentos ou nicotina (saem de 6% a 7% para 30% a 40%)”, ressalta a médica.  
Parar de fumar pode ter um efeito imediato para a saúde do coração: no primeiro mês sem o cigarro a chance de uma pessoa ter um infarto ou um AVC diminui muito.  
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode danificar o coração, uma vez que o álcool é uma substância cardiotóxica. “Uso frequente e continuado de doses moderadas a altas de álcool está relacionado com aparecimento de lesão do músculo cardíaco e capacidade de provocar insuficiência cardíaca”, esclarece. Além disso, o álcool em excesso também está relacionado ao aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas, que por si contribui para os problemas cardíacos.  O álcool deve ser consumido em doses leves ou no máximo moderadas e de preferência sem a associação com o cigarro, pois ao longo da vida, a exposição aos mais de 40 conteúdos nocivos do produto também faz com que o dependente tenha espasmos dos vasos em resposta à nicotina e às demais substâncias nocivas, o que também prejudica o coração.  
Fonte: Carisi Polanczyk (CRM: 19229), Superintendente Médica-adjunta e chefe do Serviço Médico de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. (LINK:https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/cardiologia-cirurgia-vascular-e-cardiaca/)
Foto: MarcBruxelle iStock

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1